segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ser Amado e Ser Querido


Ser amado e ser querido nem sempre é fácil. Às vezes somos amados e não somos queridos. Às vezes somos queridos e não somos amados. Como pode isso? Calma... eu explico: Conheço pessoas que são amadas, mas nem sempre são queridas, exemplificando: um pai que pode ser amado por seus filhos pelo laço sanguíneo que os une, mas que, sempre que está ausente, causa um alívio aos seus. Outro exemplo: Uma mãe que é amada por que “mãe é mãe”, porque “se não fosse ela você não teria nascido”, mas é uma mãe omissa, displicente e “malvada”. Porque temos que amar a todos? Simples: Por que alguém disse que tem que ser assim, que temos que amar as pessoas, todas elas, independente de credo, religião, cor, raça... blá... blá... blá... blá... Concordo plenamente. Mas será que por amarmos as pessoas somos obrigados a querê-las também? É muito complicado ficar ao lado de quem não nos sentimos bem e olha que parece que tem pessoas que vieram ao mundo somente para nos “atormentar”, acredito até, que são usadas para testar nossa humildade, nossa abnegação e nossa paciência. Nas minhas experiências profissionais e de vida aprendi que, quando tentamos e mais uma vez tentamos manter um relacionamento livre de complicações com uma pessoa e não conseguimos, o melhor é manter-se 100 metros, no mínimo, afastado dela, conversar o estritamente necessário também faz parte do plano de convivência e sobrevivência. Nada de “sorrisinhos”, olhares furtuitos e comentários jocozos com colegas que possam de certa maneira, incitar o ódio da "criatura". Temos que conviver diariamente com pessoas das mais diversas: boas, más, falsas, invejosas e por aí vai... Vamos amá-las? Claro que SIM, mas vamos ficar com um “olho no peixe e outro no gato”. Nada de “virar as costas”, vai que o “ser vivente” nos crave sorrateiramente um punhal? *risos*. Podemos até rir, mas não muito, afinal o caso é bastante sério. Por isso que fiz na minha vida a seguinte opção: Vou amar a todos, mas vou tolerar apenas a quem eu realmente for obrigada a fazê-lo. No trabalho isso acontece, na vizinhança isso acontece e sei que certamente por toda a nossa vida passaremos por essa experiência de termos que praticar o exercício da tolerância. Por favor, você que me lê não pense que sou má, estou expondo meu íntimo a você, estou me mostrando como realmente eu sou e como é minha visão de ser amado e ser querido. Sei que sou amada por alguns que nem sempre me querem por perto e sei que sou querida por pessoas que talvez nunca venham a me amar. Mas é justamente essa incerteza que dá um “temperinho “ gostoso à vida. A deliciosa surpresa das emoções e sentimentos que vai postergando a morte da nossa alma pela rotina que a vida nos impõe. Ah... Esqueci de dizer: RESPEITO acima de tudo! Temos que ter respeito em qualquer tipo de relacionamento, certamente que o respeito é um favorecedor inigualável da paz entre amados e queridos. Beijos da Feia.

5 comentários:

Unknown disse...

Querida Lu,
Amar e querer...
Querer e amar...
E não amar e querer ou querer e não amar (parece coisa de sexo pago).
Muito bom seu texto, muitas vezes mantemos um relacionamento por uma dessas razões sem levar em conta a outra e ai, vira m...
Bom seria sermos honestos conoscos mesmos, coisa difícil, pois sempre tentamos manter as aparências de que somos amados e queridos.
Continue escrevendo, amando e querendo.
Bjus do amigo distante.
Grégio

lerdinho... disse...

Olá "querida" Lú,muito bom texto,gostei,hã não tem nada a ver com teu perfil ne? Porque contradiz...abraços.

Lu Oliveira disse...

Não entendi porque você diz "que não tem nada a ver comigo"! Tem sim!!! Não contradiz em nada. Sou exatamente assim. Se eu AMO eu amo.. SE eu "ODÍO".. eu "odío" mesmo e não faço sacrifícios para tolerar pessoas sem que seja realmente necessário e obrigatório!!! Assim sou EU...*risos*

Anônimo disse...

Nossa, gostei muito do texto... Parabéns, você sabe como cativar os leitores, minhas felicitações pelo texto, e pela coragem de escrever o que sente, novamente parabéns!

Lu Oliveira disse...

Obrigada "anônimo"..gostaria de saber quem és! Seja sempre bem vindo a este "cantinho" e não esqueça que podes dar sugestões e fazer críticas quando lhe aprouver! Bjos da Feia.