terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma Certa Felicidade

Felicidade - Ideograma japonês
Hoje eu conversava com uma pessoa sobre felicidade. O comentário foi rápido e em determinado momento, quase falamos ao mesmo tempo que, felicidade não existe, o que existem são momentos felizes. Olho a felicidade como uma coisa tão subjetiva, tanto ou mais do a própria beleza. Às vezes, quando caminho ou corro nas proximidades das palafitas, fico horrorizada com a miséria, com a sujeira, com o cheiro e fico me perguntando: como as pessoas conseguem viver em uma situação assim? Mas eis que de repente, não mais que de repente, vejo crianças correndo, pessoas dançando, bebendo, conversando animadamente. Vejo que, um simples "radinho" se torna em algo esplendidamente animador, que carnes de segunda viram "deliciosos" churrascos e que bebidas "baratas" são sorvidas como se fossem whisky 12 anos. As roupas são simples, muitas vezes sujas e surradas. Vocês que estão lendo, perguntem-me se essas pessoas são felizes... Respondo antes mesmo que você termine a pergunta: São SIM! Têm a mesma preocupação de todos nós, contas, amores, saúde, desavenças com maridos, filhos, amigos... Conheço outras pessoas, inclusive do meu círculo de amizades que são privilegiadas financeiramente, que não se preocupam nunca com o que vão comer ou vestir e olha que isso não tem nada a ver com a passagem bíblica, mas são pessoas que não conseguem ser felizes. Procuram sempre a "felicidade absoluta e completa" em coisas grandiosas e acabam por não aproveitarem os “momentos de ser feliz” como fazem a maioria das pessoas que moram nas "passarelas". Não vou me estender, não preciso, embora esse tema seja fascinante! Mas te faço um convite: Olhe à sua volta agora mesmo: Tente analisar as pessoas que te rodeiam, tente pensar se elas estão felizes e depois, faça uma reflexão sobre você. Você está feliz? Tem conseguido buscar seus momentos de felicidade? Ou está correndo atrás de uma felicidade "eterna" que nunca vem? Para mim, neste exato momento, 01h28m, ser feliz está sendo escrever este texto, ouvindo uma deliciosa música da Vanessa da Mata. Juro: estou me sentindo extremamente feliz dentro da “solidão” abençoada da minha casa. Viu? Eu não disse que a felicidade é mesmo muito relativa? Beijos da Feia Feliz!
Olha que lindas músicas eu estou ouvindo... Ouça comigo!!

Um comentário:

lerdinho... disse...

Quando analisamos todos os aspectos da nossa vida "vivida",conseguimos escrever um pouquin
ho sobre felicidade,parabens pela descrição de ser feliz!!