sexta-feira, 17 de julho de 2009

Falando sobre a Linda Feia- Lindonéia - Caetano e Gil (1968)


Amo as canções do Caetano e adorei ouvir Lindonéia na voz na Fernanda Takai. Quando falo o nome do "nosso" blog as pessoas me perguntam se tenho complexo por ser "feia" e me fazem perguntas estranhas, tipo: Você tem problemas de baixa auto- estima? Porque você se acha feia? você é complexada? Você não é feliz? Nas verdade, não me acho nem um pouco feia, me acho uma mulher, digamos que, atraente. Sou saudável, tenho uma cabeça ótima, sou bem humorada e tenho uma inteligência razoável, o que para mim, já é suficiente para que eu me sinta "linda". Minha insistência com o "feia" é justamente para criticar os modelos impostos pela sociedade. Hoje, não basta a mulher ser inteligente, eficiente e competente, ela precisa também ser "bonita" e se dependesse apenas da vontade de certos homens, a beleza seria requisito obrigatório nos currículos de apresentação. Já pensou nos anúncios de jornal: ... que seja bonita! Felizmente não usam mais o termo "boa aparência", mas se chegar uma bonita e "boazuda" e uma "feinha" "magricela" ou "rechonchudinha", as ultimas logo serão preteridas por aquelas de dotes físicos e de aparência privilegiada, e olha que isso é em todo lugar e digo mais, que é assim desde que o mundo é mundo. Não podemos mudar? Não! Mas podemos mostrar às pessoas que não somos só um "corpinho feio", que temos sagacidade, agilidade, disposição, energia e uma beleza interior que é um espetáculo. Tudo bem que nem todas as pessoas que conhecemos têm um aparelho de endoscopia para apreciar nosso lado interno, mas temos que torcer para que possamos selecionar nossos amigos de maneira que, a maioria deles sejam sensíveis e nos amem assim, "feinhas" como somos, ou como as outras pessoas nos vêm.

Que tal conhecer o Enigma de Lindonéia que deu origem à música de Caetano e Gil?







Ouça a Mid Lindoneia




Letra da Música Lindonéia:


"Na frente do espelho
Sem que ninguém a visse
MissLinda, feia
Lindonéia desaparecida"
"Despedaçados
Atropelados
Cachorros mortos nas ruas
Policiais vigiando
O sol batendo nas frutas
Sangrando"
"Lindonéia, cor parda
Fruta na feira
Lindonéia solteira
Lindonéia, domingo
Segunda-feira
Lindonéia desaparecida
Na igreja, no andor
Lindonéia desaparecida
Na preguiça, no progresso
Lindonéia desaparecida
Nas paradas de sucesso"
"No avesso do espelho
Mas desaparecida
Ela aparece na fotografia
Do outro lado da vida
Despedaçados, atropelados
Cachorros mortos nas ruas
Policiais vigiando
O sol batendo nas frutas
Sangrando"

Nenhum comentário: