terça-feira, 28 de abril de 2009

A subjetividade da beleza

Quando lembramos de Vinícius de Moraes http://www.viniciusdemoraes.com.br/ falando que a beleza é fundamental, talvez nunca entenderemos o que o poeta queria dizer na realidade. Vinícius era inteligente, culto, bem informado e intelectualizado e, penso eu, não apreciaria uma mulher com quem não pudesse conversar. Temos exemplos de rainhas que eram tidas como "feias", temos feias que se destacaram como exemplo de coragem e inteligência a tal ponto, que se tornaram desejadas e disputadas por homens ricos e considerados "bonitos". Quando eu era bem jovenzinha, muitas vezes via rapazes lindíssimos com mulheres "feias" e nas nossas rodinhas, o comentário era se, ela havia feito "feitiço" para ter aquele homem... com o passar dos anos, também tive na minha vida homens lindos e que, imagino, algumas mocinhas se perguntavam: mas o que ele faz com ela?? Muita gente me pergunta o porque do nome Feia,Pobre&Burra, não tenho muito como explicar, sempre questionei muito as coisas impostas pela sociedade, como normas de comportamento, padrões, convenções, etc... nunca aceitei e não aceito rótulos para mim e para a minha vida. Hoje, mais madura, estou mais conscientizada ainda de que, a beleza é algo fundamental sim, mas fundamental para mim, para aquilo que eu acho belo. Olho muito para dentro de mim e me acho linda! Pena que não posso me virar do lado avesso... *risos*


Mesmo com a polêmica poesia sobre a beleza, Vinícius é o meu poeta preferido.




2 comentários:

Paulo Magalhães disse...

Adorei o seu BLOG, SUPER DONA!
Quando vi o site de Vinícius de
Moraes por aqui, aí não resisti em escrever algo.

Sou apaixonado pelas poesias de
vários poetas, dentre eles está
Vinícius.Sempre lembrarei dele assim:"A mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza, qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chore, um molejo do amor machucado, uma beleza feita para amar, para sofrer pelo seu amor e ser só perdão..."

Lu Oliveira disse...

Que fofo! Obrigada querido.. Que bom que você gostou do "nosso" blog... o espaço está e sempre estará aberto aos seus comentários e à sua visitação. Super beijo da Super Dona... *risos*