quinta-feira, 24 de junho de 2010

As bonitas que me desculpem, mas ser FEIA também é legal!

Esse garotão da foto é o Rhinoplax vigil. Apesar de “feinho”, é um valioso prêmio para caçadores de Brunei, Indonésia, Malásia, Myanmar e Tailândia. Faz parte do rol das espécies mais ameaçadas de extinção.
Quando falo o nome do meu blog, além de rirem, as pessoas me questionam se tenho complexo por ser "feia" e me fazem perguntas estranhas, tipo: Você tem problemas de baixa estima? Porque você se acha feia? Quem disse que você é feia? Já levei até "puxões de orelha" tipo: "Nossa, você deveria ser grata a Deus por ter saúde" *risos* e coisas assim. Na verdade, não me acho "nadinha" feia, me acho uma mulher, digamos que, atraente. Sou saudável, tenho uma cabeça ótima, sou bem humorada (até demais) e tenho uma inteligência razoável, o que para mim, já é suficiente para que eu me sinta "linda". Minha insistência com o "feia" é justamente para criticar aqueles que valorizam somente o que se pode ver: a beleza exterior. Ser feia não é tão ruim... sempre tem algum homem legal e interessante que se “amarra” em uma mulher desprovida de atrativos “chamativos”. Infelizmente, hoje não basta a mulher ser inteligente, eficiente e competente, ela precisa ser também "bonita". Se dependesse apenas da vontade de certos homens, a beleza seria requisito obrigatório nos currículos de apresentação. Imagine um anúncio de jornal assim: Precisa-se de secretária, nível superior, inglês fluente e conhecimentos de RH. É imprescindível que seja bonita e que tenha o corpo perfeito. Pois é... não vemos anúncios assim e nem precisa estar implícita esta observação, sabemos muito bem que entre dois currículos selecionados onde as candidatas sejam extremamente eficientes mas uma seja bonita e a outra, digamos, “feia”, já sabemos a quem pertence a vaga. Aboliram o termo "boa aparência", mas se chegarem duas candidatas, uma morena do tipo "boazuda" e uma "feinha","magricela" ou "rechonchudinha", a ultima logo será preterida por aquela de dote físico e aparência privilegiada, e olha que isso é em todo lugar e digo mais, eu penso isso é assim desde que o mundo é mundo. Não podemos mudar esse panorama? Definitivamente não! Podemos apenas mostrar às pessoas que não somos só um "corpinho feio" que circula por aí, que temos sagacidade, agilidade, disposição, energia e uma beleza interior que é um espetáculo. Tudo bem que nem todas as pessoas que conhecemos têm um aparelho de endoscopia ou algo assim para apreciar nosso “interior”, mas temos que torcer para que possamos “escolher” nossos amigos de maneira que, a maioria deles, sejam sensíveis e nos amem assim, "feiosinhas" como somos, ou como a maioria das pessoas nos vêm. 
Beijos da Feia

5 comentários:

Tami Martins disse...

voltei, amor. Saudades demais de nossos devaneios virtuais. *-*

Nossa essa coisa de se achar feio e ser feio, incrivel como as pessoas parecem pensar nessas coisas mais do que o próprio dono da aparência.
Lembro-me quando tinha uns 15, e estava de bem com a vida e com a aparência, sem nem reparar nela na verdade, claro me arrumava e era vaidosa, mas não tinha aqueles ataques de "odeio meu nariz! vou chorar até a morte"... enfim, lá estava eu, de boa, e um amigo meu, não tendo nada de bom para falar da própria vida resolveu comentar "tami, se cê tivesse bunda cê era perfeita!". Começou aí um complexo. ._. A primeira coisa que pensei foi : "ué?! e eu não tenho?". Juro, foi a primeira vez que eu fiz a pose idiota de olhar a própria bunda no espelho... U.U E nunca mais eu fui a mesma pessoa, eu lhes digo, pois desde o dia em que me apontaram tal falta de estereótipo em mim eu tenho notado inúmeras e diversas outras ausencias daquilo "que supostamente todo mundo gosta".
E nossa, minhas amigas estereótipadas até a ultima curva eram tudo que eu queria ter podido ser na loteria genética que aparentemente me excluira na distribuição de bunda, olhos azuis, cabelos lindos e altura.
Mas ae as pessoas me perguntam, como é que alguem assim tão desiludida com a aparência naquela época com 15, hj em dia com 18 (tá...19 cof cof...T.T) se acha a pessoa mais princesa desse mundo, comparando-se a divindades e musas??? hohoho (risadinha presunçosa...>.<)

Bem meus queridos, hoje em dia eu me amo, e gosto demais do que eu sou, porque eu aceitei meus defeitos, vi que eram eles que faziam efeito, eles que me tornaram uma pessoa melhor por dentro compensando o que eu supostamente não tinha por fora, devo dizer também que devo essa percepção a um olhar muito significativo que me observava como se eu fosse a coisa mais bonita do mundo, deixando a me questionar "se alguem pode amar tanto o que sou, essa coisa imperfeita, como eu mesma não consigo?".

(... cont)

Tami Martins disse...

(...2)
Hoje em dia eu sei que tenho defeitos: baixinha, (ainda) sem bunda, nariz de batatinha, pé estranho, usando aparelho, cilios curtos, e inúmeras outras observações microscopicas que só existekm hoje em dia (antigamente ou era "feia" ou "bonita", ou "gorda" ou "magra", agora são tantos os adjetivos e detalhes a se notar e por defeito...malditos comerciais de cósmeticos...)...cof cof.. poiseh.. Eu conheço todos esses defeitos e nem me incomodo que alguem me aponte outros, por que todo dia eu olho o conjunto todo e digo "aaah eu sou muito princesa! *-* Queria fazer um casamento gay comigo mesma! Oi gats! fiu fiu einh... hohohohoh vai lá gatenha! arrasando,costurando, estraçalhando, chutando, cuspindo em cima, atropelando CORAÇÕES, einh...ê lá em casa! ai ai... athoro!" ou algo nesse sentido. :)

(...)

Tami Martins disse...

(...)
Ame seus defeitos, basta o resto do mundo odiando-os e apontando-os, você precisa amar o que é seu, acredito, embora por vezes você deseje mudá-los, note que eles compõe um conjunto harmonioso que resulta em você e mais ninguem. :)
Eu não quero o nariz da Angelina Jolie, nem o bumbum da Madonna, quero ser sempre meu próprio frankentein e sempre encontrar quem olhe minha pele feita de retalhos e a acaricie como que feita da mais pura seda, que olhe em meus olhos nada azuis e ainda assim se perca em devaneios que só o mar nos deixa ter, que encare minha estatura pequenhina como uma grande vantagem na hora em que me encaixo com perfeiçao em seus abraços, que encontre em meus defeitos qualidades que nem eu mesma saberia apreciar, alguem que ame o que sou e por quem, eventualmente, eu deseje mudar.

(escrevo demais.... T.T sorry)

Perpétua disse...

Lu, eu me achava feia; Eu me acho feia ainda mas acostumei comigo assim. Tive homens lindos que minhas amigas bonitas sempre quiseram e não tiveram. Me diga então: ser bonita pra quê?
Perpétua - SP

Ana Maria disse...

Adorei, como sempre. Adorei os comentários da Tami também. Beijos duçura.
Ana Maria