sexta-feira, 12 de junho de 2009

Coragem Para Ser Feliz


Às vezes na vida, mais que vontade, é necessário que se tenha uma generosa dose de coragem para ser feliz. Não raro, para se alcançar a felicidade tão almejada, temos que ousar e desafiar padrões enfrentando preconceitos e não raramente magoando pessoas. Não que a nossa felicidade esteja diretamente ligada à infelicidade de outros, mas às vezes temos que optar em sermos felizes ou simplesmente fazermos outras pessoas felizes. Precisamos, para ser felizes, abandonar de vez a preocupação número um das nossas vidas: o que os outros vão pensar? Deixamos de ser felizes, de viver, de amar, de nos apaixonar, simplesmente porque ficamos mais preocupados com os outros do que conosco mesmos. Tenho uma amiga que, de repente “jogou” para o alto um casamento de 20 anos e optou em ser simplesmente feliz. Um casamento que, segundo ela, era enfadonho e que sempre pairava nela a impressão de estar casada com um “nada”. As conversas eram monossilábicas, os diálogos vazios e os momentos juntos mais longos do casal, eram sempre para falar de assuntos relacionados aos interesses da casa e dos filhos. Hoje, minha amiga está só, não deixou o marido por ninguém. Deixou o marido por ela mesma. Optou em buscar a felicidade onde ela estivesse. Ela hoje vai com as amigas ao cinema, sai para dançar, vai ouvir música ao vivo ou simplesmente fica em casa “fazendo nada”, só que com uma diferença: fazendo nada SOZINHA, já que cansou de fazer nada ACOMPANHADA. Para tudo isso é preciso coragem. E não falo dessa coragem que teve minha amiga, falo da coragem de começar um curso novo sem se importar se a maioria dos seus colegas será adolescente, de ir a um restaurante só, sem pensar que as pessoas podem comentar: como é triste a pessoa que não tem companhia para um almoço. Coragem de ir ao cinema e sair sozinha e com os olhos inchados de tanto chorar, aliás, eu sempre fiz isso e com uma naturalidade assustadora, e coragem também para sair, entrar em uma boate ou danceteria sem a preocupação se vai ter par ou não para dançar, até porque, não sendo música lenta, todas as outras você pode fechar os olhos, abrir os braços e dançar sozinha. Mas o que nos falta mesmo é a bendita da coragem... E não falo só de você que está lendo... Incluo-me na lista como a CMA: Covarde Mor Assumida, mas calma lá, estou em constante processo evolutivo, portanto se amanhã você souber que passei no vestibular para curso completamente estranho, tipo: “Gastronomia com seres aquáticos criados em aquário”, ou me ver sentada comendo um acari assado, bem “pitiú”¹ lambuzando as mãos, como a maioria das pessoas daqui faz, pode ter certeza que, comecei a dar os meus primeiros passos rumo à felicidade. Beijos da Feia.

PS.: Ah... Já ia esquecendo... O ex marido da minha amiga está muito feliz também, aliás, ele já tinha uma namorada há anos e o que não tinha era coragem de romper com minha amiga e ir ser feliz com a outra. Hoje ele e minha amiga são amigos e ele eternamente grato por ela ter sido a corajosa da história.

1 - Pitiú – palavra do vocabulário regional, de origem indígena, usada para designar odor forte.

Um comentário:

Unknown disse...

Grande Lú.
Seus artigos são muito bons.
Aliam uma pitada de humor àquilo que é sério.
Bjus
Grégio