sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A face da Ingratidão.

Vou te mostrar uma das faces da ingratidão: No mês passado ocorreu um crime bárbaro aqui no Amapá. Um senhor de uns 78 anos aproximadamente, foi morto com várias facadas. Motivo: Latrocínio, roubo seguido de morte. O homem havia ido ao banco retirar dinheiro para efetuar o pagamento dos funcionários da sua empresa. Após uma semana de investigações, descobriram que o autor do assassinato era um “amigo” e funcionário da vítima. Preso, confessou ter cometido o delito. O que me chamou a atenção nesse caso, foi que, ao ser entrevistado por uma emissora local, ele confessou o crime e pediu “desculpas” ao morto. Disse que o homem era boníssimo, generoso e que o ajudou desde que aqui chegou, já que passava pelo momento mais difícil da sua vida, tendo sido o único que lhe estendera a mão. Pasmem, esse monstro teve coragem de ir ao velório, acompanhar o enterro e pior: chorar na cova do bom homem. Quando vi essa matéria, chorei copiosamente, fiquei chocada e muito triste. Pensei: Como pode? Você estende a mão a uma "criatura" e quando menos se espera, essa pessoa, se é que “isso” pode ser chamado de pessoa, te "enfia a faca", pelas costas e pelo corpo todo. E por quê? Por dinheiro. Por cobiça. Por inveja! Olha só a ironia da situação: O idoso, temendo ser assaltado, chamou o “conhecido” para acompanhá-lo, ele imaginou, inocentemente que, estando acompanhado por alguém de sua "confiança" estaria protegido. Acabou trucidado. Alimentou um monstro. Quantas pessoas ingratas não estão à nossa volta? Quantas vezes ajudamos alguém e somos “apunhalados” pela pessoa. Não sabemos que tipo de "mosntro" se esconde dentro de cada um, afinal, coração de gente é terra que ninguém vai. Já fui vítima de ingratidão algumas vezes e por isso considero a ingratidão um dos maiores defeitos ou um dos mais horrendos pecados que uma pessoa possa ter. Até mesmo Cristo foi vítima e abominou a ingratidão no episódio dos leprosos, onde 10 foram curados e somente um voltou para agradecer. Não estou querendo dizer com isso que faço o bem esperando retribuição ou agradecimento, mas já aconteceu de eu fazer o bem e receber o mal em troca. Acho que essa é a pior ingratidão: você é generoso, acolhe, dá amor, carinho e a “pessoinha pequena” ainda consegue sentir inveja e ficar até com raiva, por você estar em condições de ajudá-la. Martinho Lutero sabiamente disse: “Existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja e quando mordem sempre deixam uma ferida profunda”, acho que na verdade, as três são irmãs e filhas do mesmo pai. Miguel de Cervantes, dizia que a ingratidão é filha da soberba. Não quero me eximir de fazer o bem, nem de usar a ingratidão como desculpa para me omitir de ser solidária e caridosa com quem quer que seja, estou apenas num momento de desabafo, já que até hoje meu coração sangra e meus olhos marejam quando me lembro das palavras do cruel matador e pior... Quando penso no sofrimento do homem nas mãos do seu algoz. Ele deve ter sentido o coração transpassado. Penso que a dor da decepção deve ter sido maior que a própria dor física. É difícil encontrar um homem de valor que seja ingrato, porque a ingratidão é também uma forma de fraqueza. Não sei onde o ser humano vai parar com tanta ganância, inveja, maldade e claro: ingratidão. Dá para se desfiar um rosário de virtudes do ser humano, mas não caberiam contas se fosse preciso acrescentar no mesmo colar os defeitos, tamanha a lista de males a que o homem está predisposto. Essa triste história, do gentil homem morto pela ingratidão, nos ensina uma lição muito importante: Devemos estar atentos, confiar desconfiando, analisar sempre quem nós acolhemos e colocamos no convívio da nossa família e principalmente ter um olhar mais criterioso quando se tratar de segurança. A estatística comprova que em inúmeros casos, os malfeitores são pessoas que comem na mesa das suas vítimas e muitas vezes praticam seus atos por vingança, inveja e ingratidão. Infelizmente convivemos com a falta de gratidão dos filhos, que só sabem cobrar e nunca levam em conta qualquer coisa que se faça por eles, acreditam que nós pais, não fazemos mais que nossa obrigação. Convivemos com a ingratidão dos maridos, que mesmo a mulher tendo uma dupla jornada, pensa que ela não faz mais do que cumprir com seu dever quando se mata para conciliar casa, trabalho e filhos. Tem os patrões, que não reconhecem o esforço dos seus empregados e por mais que eles façam, o empregador sempre visa o lucro. Tem o empregado que por mais que o patrão seja generoso, ele acha que tudo que ele faz é em nome do capitalismo selvagem, e por aí vai... ingratidão dos amigos, dos colegas de trabalho, dos vizinhos. Vivemos em um mundo cheio de ingratos, inclusive nós mesmos que certamente, em determinado momento, apresentamos sintomas de ingratidão também. Diante de tudo que foi dito, só posso pedir que Deus nos defenda dos ingratos malignos, psicopatas e vingativos que andam por aí. Deus nos defenda das inúmeras faces da ingratidão. Lindos beijos da Feia.

2 comentários:

Anônimo disse...

u.u Choquei-me com isso tb.

E não existe ingratidão mais cruel, acredito eu, do que a daqueles que possuem o seu sangue. Coisa que inúmeras vezes já me ocorreu.

Eu aguento ingratidão de amigo, chefe, desconhecidos, etc. Eu nem mesmo as deixo abalarem aquilo que, eu sei, fiz por bem a alguém, sem esperar flores e beijos. Eu tento fazer o bem pq gosto de ver o sorriso que me devolvem. Mas por vezes me negam esse sorriso, e me virando a face para cotorcer seu rosto em um escárnio de "ela me fez algo, que idiota, eu a odeia, mas ela não sabe". Acredite eu sei. Tenho um sexto sentido pra essas coisas. Eu saberia dizer se vale a pena lhe ajudar ou não. Mas lhe ajudo ñ importando o veredito.

Mas uma lição que aprendi: Eu lhe darei comida se estiveres com fome, eu lhe trarei agua se sentires sede, eu lhe trarei cobertores se anoitecer, mas jamais levarei você de onde venho com todas essas coisas. A minha casa já foi demais profanada por hipocrisias. Eu lhe faço o bem. Mas o faço BEM longe.

Bruno Arrais disse...

tami escreve muit.. ¬¬"
sai tami cheguei primeiro T.T
-------------------------------------
Hm.. as pessoas cada dia q passa estao + individualistas e acredito q isso seja o fato de cada vez + as pessoas estarem distante de Deus.. digo isso pq eu tambem as vezes me pego pensando somente em mim e nao percebo se Deus esta satisfeito com a minha vida, se agradeço a Ele pelas minhas amizades e pela vida q me da. ^.^

bjs =**