sábado, 10 de outubro de 2009

Amo o Amapá e sou bairrista sim, e daí?

Vista aérea da Fortaleza de São José de Macapá
Por do Sol no Monumento Marco Zero do Equador
Quando cheguei a Macapá e visitei pela primeira vez o trapiche da Beira Rio, nessa noite eu disse a mim mesma: É aqui que eu quero “fincar minhas raízes”. Sempre digo que fui "enfeitiçada" pelo Rio Amazonas! Quando fiz amizades e passei a conhecer as coisas daqui, me apaixonei definitivamente pelo Amapá. As cores, os sabores, a música, a cultura... tudo... TUDO me fascinou! Aqui, meu filho que era menino virou homem. Os outros cresceram e se conheceram por gente aqui, em meio a vatapás, camarões, “açaís” e aos sons das músicas regionais. Eu aprendi a fazer algumas delicias do norte, aprendi a dançar o brega, “mal”, e até a arriscar alguns passinhos do marabaixo. Não posso me esquecer que me encantei pelo Museu Sacaca e pelas noites na UNA, (União dos Negros do Amapá), com o melhor da música amapaense, na companhia de amigos e do sabor da gengibirra. Os pratos regionais me instigam a memória olfativa. A maniçoba, o tacacá, o pato no tucupi, o risoto... São sabores e aromas que sempre me remetem às lembranças de situações e posso facilmente aliar uma delícia a momentos felizes ou não.
E as pessoas então? Amo as pessoas daqui! Gente humilde. Gente simples. Gente guerreira. Gente!
Hoje me sinto mais amapaense que muitos nativos daqui. Conheço inúmeras pessoas, inclusives amapaenses que criticam, blasfemam e só sabem reclamar desse lugar. Ver um amapaense falar mal da sua terra é uma coisa que me irrita profundamente, assim como me revolta pessoas que, assim como eu vieram de fora, ganham seus salários aqui e falam aos quatro ventos que odeiam esse lugar. Oras... Porque não vão embora então? Vão procurar os horizontes da sua terra natal, no seu habitat natural. Vão para Curitiba deliciarem-se com aquela terra fria de pessoas geladas, ou andar de terno e gravata no infernal metrô lotado de Sampa ou quem sabe, desviarem-se de bala “perdida” nos morros do Rio, ou ainda, perder-se em meio a arranha céus nas grandes cidades completamente poluídas. Nota-se que quem mais fala mal daqui são pessoas que vieram para cá "com uma mão na frente e outra atrás", e que nas suas cidades, não puderam desfrutar do melhor que ela tem a oferecer. Sim porque Curitiba é linda, limpa, tem parques maravilhosos e lugares incríveis para se passear, São Paulo com seus arranha céus, tem concentrada no seu território a cultura do mundo todo e o Rio... Ah o Rio, que espetáculo de tudo, uma das maravilhas do mundo com aquele Cristo o abraçando! Mas muitas pessoas que aqui estão, não conseguiram seu espaço por lá e chegaram aqui, fizeram a vida, ganharam dinheiro e hoje, fazem questão de levarem essas “divisas” para seus estados de origem, se negando na maioria das vezes, a pagar até o IPTU que serve para melhorar o lugar onde vivem. Pessoas que não conseguem e nem querem apreciar os lugares lindos que temos, não enxergam que moramos em um dos lugares mais preservados do planeta e que somos ricos daquilo que o resto do mundo sente falta. Pessoas que nunca foram à Cachoeira de Santo Antonio, nunca pescaram nos nossos rios, nunca pisaram em nenhuma cidade do interior, porque estão muito ocupadas em trabalhar para poderem viajar para os “seus” lugares, seus estados, suas terras tão “gentis” que sequer lhes pode oferecer um emprego vantajoso e condições de vida digna. Não defendo só o Amapá, morei em vários estados e sempre defendi com "unhas e dentes" o lugar onde estava morando e de onde era tirado o nosso sustento. Acredito que esse é o nosso dever, enquanto pessoas moradoras de qualquer lugar. Temos que cuidar proteger e zelar pelo pedaço de chão que estamos pisando. Penso também, que temos a obrigação de nos envolvermos em projetos sociais, na vida da comunidade, ser parte de um todo. Voto no estado em que vivo e na cidade em que moro porque quero ter o direito de reclamar e reivindicar quando os políticos não fizerem aquilo a que se dispuseram. Pago meus impostos. Posso cobrar direitos, porque sou uma cumpridora dos meus deveres. Não importa o lugar onde estamos, somos residentes do planeta Terra e onde quer que coloquemos a planta do nosso pé, devemos considerar um lugar sagrado. Se você conseguir pensar dessa maneira, irá agradecer ao Grande Criador pela oportunidade de estar onde você está e certamente vai poder dizer como eu: Sou bairrista sim e daí?
Se você tiver interesse em saber mais sobre o Amapá, nossas belezas e nossa tranquilidade, deixe seu comentário com suas perguntas, bem como seu email e terei o maior prazer em te falar sobre as coisas daqui.
Conheça mais sobre o Amapá e conheça nossas belezas:

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei.
Concordo com tudo e vou além:
Macapá, ame-a ou deixe-a!
Mara Sibele - Buritizal - Macapá - Amapá

Tami Martins disse...

Já devo ter citado que estamos bem mais conectadas do que imaginamos. Não só eu e você. Mas nós seres humanos em geral. Existe todo um mundo platônico onde as idéias vagueiam e nos conectam. De alguma forma eu sempre penso assim. E sempre defendo esse ponto de vista.

Eu amo o lugar onde eu vivo. Existe coisa mais gostosa do que voltar pra casa? Existe aconchego maior do que aquele das pessoas da sua familia?

O prazer de viajar é exatamente esse. Voltar pra casa. Sentir aquele ar caracteristico que você conhece. Sentir a água do chuveiro jorrar no seu rosto depois de tanto tempo tomando banho em lugares que lhe são estranhos. Ouvir os rangidos imaginários que sua casa faz.

E uma casa não é um lar se você não a ama. 4 paredes não unem uma família, e não existem paredes pra pessoas que se amam. Eu viveria debaixo da ponte e ainda assim seria feliz por ter um espaço que me cabesse. Um lugar ao qual chamar de meu. Uma familia a qual pertencer. Uma mãe birrenta que quisesse conhecer meus namorados. Irmãos bobinhos que implicassem comigo. E amigos loucos que me levassem pra passear.

Eu simplesmente AMO estar aqui. Sabe o que é sentir pertencer a um lugar? Fazer parte daquilo e não querer deixar de estar? MACAPÁ, amo-a e defendo-a. Eu a mostro. ao mesmo tempo que a escondo.

Minha mãe trabalha pro interior, portanto eu que cuido dos meus irmãos e de casa desde que dava pra me chamar de responsável. Não consigo contar nos dedos todos os lugares lindos que ela já trabalhou. Todas as coisas incriveis que já viu. Um jardim quilometrário de orquideas, chocolates em barra com sabor extraordinário feitos por interioranos sábios, animais selvagens inimaginavelmente belos, a pororoca, a migração das borboletas, piscinas naturais de água cristalina com peixes dourados e multi-cores. AAAhhh se nossos olhos tirassem fotos... eu as revelaria todas pra mim. O Amapá é lindo. E eu o mostro e o escondo. O mundo é lindo. E o Amapá é virgem.

É virgem de todo esse lixo industrializado, de todos esses turístas mal acostumados, seus olhos azuis não me enganam, vocês o querem. O amapá é meu. E ele é virgem de todo esse asfalto que vcs tanto gostam. O amapá tem cultura. Que não queremos que morra. O amapá tem índios, tirem suas roupas e ténis das mãos deles. Tirem esses papéis gélidos aos quais voces carinhosamente chamam de dinheiro. Eu prefiro sentir as folhas com fotosintse em minhas mãos. Não joguem suas latinhas coloridas no meu rio. Não amem nossas mulheres só uma noite. Não queimem os campos em que eu viveria em próximas encarnações, se é que voltamos, se voltamos o que estará aqui? O que respiraremos? CO2? Ainda amaríamos o sol? Ou ele nos faria mal? Ainda amaríamos uns aos outros? Ou sobreviveriamos uns dos outros?

já fazemos isso. :\ E muito do que destruímos nos afeta agora. O ar que você respira. A terra na qual você pisa. Você sufocaria até a morte alguém que ama? O mundo é lindo, porém um tanto violado por esses parasitas que criam seus próprios venenos e bombas massacrantes. Eu escondo o amapá de vocês. Porque aqui eu quero viver por muitas e muitas vidas. Amapá, ame-o, ou esqueça-o.

:D

ps: :* lu, antes de ir embora, dexa eu te dar um bjo. *-*

Tami Martins

Tami Martins disse...

HSAUHSUAHSUAHSAUSU

vi agora que essa foi uma das COTAS que eu coloquei no outro post. o/

:D já deu pa entender que eu amo esse lugar neh. xD

Lu Oliveira disse...

Adorei as definições interioranas.!!

Tamiiiiiiiiii.... me dá seu email...seu msn... seu telefone...seu endereço...seu sobrenome...seu cpf...spc...rg... Bjssssss.....