segunda-feira, 20 de junho de 2011

Morte: Mais democrática impossível!!!

Um dia desses, (gosto de deixar a data aberta, assim tenho uma sensação de eternidade) recebi uma mensagem de texto por telefone que dizia apenas: O Théo foi embora. Se tivesse recebido esse sms de qualquer outra pessoa, talvez pensasse: Foi para onde? Porque? Mas como já sabia do que se tratava, sabia perfeitamente o que a mensagem queria dizer. Meus amigos de Paranaguá estão passando por uma dura provação de percas importantes. O Jhony, irmão da minha amiga Lis “partiu” há uns 2 anos, semana passada foi seu outro irmão, o Zéco e agora foi seu sobrinho de apenas 13 anos o Théo, que vem a ser filho do Jhony. Falei com ela e confesso que as palavras me faltaram. O que dizer nessas horas? O que oferecer além da amizade? Como confortar uma pessoa que perde três pessoas tão queridas em tão pouco tempo? Fiquei horas pensando sobre o assunto. Pensei muito na inexorável força da morte e do quanto somos impotentes diante dela. Mas pensando bem, acho que ela não é tão má, sendo certamente a coisa mais democrática do mundo, tanto que não olha cor, idade, sexo e principalmente poder aquisitivo. Ainda bem... já pensou se a morte fosse decidida por algum ser humano? Certamente que teríamos alguns privilegiados que viveriam quase para sempre, só partindo mesmo quando não lhe sobrasse mais nenhum centavo para “gastar” pela vida e em contrapartida outros que, nem bem abririam os olhos e já estariam na cidade “dos pés juntos”. Para a fatídica e muitas vezes bondosa morte, não existe o bom e o mal, fenecem os extremamente generosos e os maleficamente maus. Imagine você que me lê, se ao invés da escolha seletiva da senhora morte, quem deliberasse sobre qual pessoa iria “bater as botas” ou não, fosse um simples mortal, e supomos que, por infelicidade do destino esse “selecionador” já tivesse sido assaltado umas 3 ou 4 vezes... ou... pior... se fosse o próprio assaltante ou uma pessoa odiosa e repugnante. Pense nas hipóteses e tente adivinhar que caos seria. Sei que Deus na sua infinita sabedoria e justiça não permitiria que isso acontecesse, mas por vezes nos fazemos a seguinte pergunta: Porque o Théo foi embora se ele só tinha 13 anos, era bom, amável e generoso? Porque há tantos criminosos e bandidos com conseguem uma vida longeva, uns chegando até mais de 90 anos? Infelizmente não tenho a resposta e pra dizer a verdade, nem sei quem a tem com completa razão. O que sei é que o Théo foi embora, assim como a minha amada amiga Jê, o Jhony, minha eterna cunhada e “irmãzinha” Regina, o Zéco, meu avô, minha tia Clara e tantas outras pessoas que eu queria tão bem. Claury, Lis, Ariane e toda família Jesus, não fiquem tristes, vamos imaginar que o Jhony, Zéco e o Théo agora estão juntos, conversando, brincando, fazendo música e que tiveram um feliz encontro com todos aqueles da família Jesus que já os aguardavam com ansiedade. Pensemos também que, logo, espero que não tão logo assim, estaremos por lá, fazendo aquela grande reunião festiva que fazíamos nos tempos do “Pão e Vinho”, lembram?? Pois é... bola pra frente que atrás vem gente e já veio... a netinha do Tinco, os filhotinhos da Bel e da Ise e tantos outros que estão na “linha de produção”, esperando o momento certo de chegar e alegrar os nossos dias. Não sintamos "raiva" da morte, é o seu ofício, a sua missão e olha que muitas vezes, ela é mais desejada do que a própria vida... mas isso é um papo para outra postage. Beijos e celebremos com alegria então, a alta rotatividade da vida!

2 comentários:

LucianLima disse...

Oi Lu.
tudo bem? Sou amigo do Thiago,
ele me indicou seu blog, tbm tenhu um escrevo ums textos, poemas coisas assim. se chama COISAS MINHAS.
Estou te seguindo, Seu Blog é iiinnncriiiveeel.
Beijos, Parabéns. :)

Anônimo disse...

Dificil encontrar um post sobre o inevitável da vida tão explícito ;-)
Nos 3 últimos anos acho que a minha própria vida tem cobrado a conta por quase uma década de felicidade (mediana...porem ...felicidade..rs..). Perdi duas das minhas melhores amigas neste período no qual estive distante trabalhando em outro estado. Me pego perguntando o q uma ou outra responderia em determinada situação...a última dessas no último sábado no qual eu sabia que meu namorado (acredito q agora ex..rs chorosos...kkkk) não estava jantando com a "filha" coisa nenhuma e tive a presença de espírito de lá pelas primeiras horas da madrugada enviar um sms com o seguinte texto:"Amor, vc vai demorar? estou te esperando como a gente combinou. Bjs" KKKKKK qualquer mulher sabe que o passatempo preferido d gênero é bisbilhotar coisas do queridinho...rsss...Se a criatura viu...o q provavelmente aconteceu....o EGO já era. Na hora lembrei das grandes saídas da minha grande amiga Shirley que uma doença maldita ceifou do meu egoista convívio tem pouco tempo...a inspiração só pode ter vindo dela..." Valeu miga"...rs foi a primeira vez que tive uma experiência leve pensando nela depois de todo o sofrimento pelo qual passou...A morte leva a matéria mas quem amamos continua vivo dentro da nossa memória.