segunda-feira, 28 de março de 2011

Estrada... Que estrada?



Eu sei que muita gente está reclamando sobre as condições da estrada e eu só serei mais uma... Talvez isso nem seja original, mas se eu não reclamasse não seria eu, não é? Gente... a estrada que liga Laranjal do Jari está uma lástima. Em dois trechos inclusive, quando chove fica intrafegável. Os ônibus precisam voltar da Ladeira do Arapiranga porque simplemsmente não conseguem subir. QUando eu estava indo para Macapá na sexta-feira, pude ver duas placas gigantescas com valores mais gigantescos ainda que informam sobre a conservação e manutenção da estrada, fico pensando... e se pegassem todo o dinheiro que é empregado nessas "manutenções" todo ano, será que essa estrada já não estaria asfaltada? Deixa eu dar um exemplo para que vocês tenham uma idéia do problema: O ônibus que saiu de Macapá ontem às 21h, chegou em Laranjal hoje às 13 horas. São apenas 289 kilômetros. Parece piada, né? Pois é, enquanto no Japão o governo construi em 6 dias uma estrada destruída pelo terremoto, nós do sul do Amapá esperamos há infinitas décadas pelo asfaltamente da nossa BR. Vocês não conseguem imaginar o quanto nosso povo sofre. Imagine um enfermo que precise ser deslocado para a capital com a estrada nesse estado. Nosso custo de vida vai lá em cima. Parece que os políticos não conseguem visualizar o prejuízo do próprio estado com a estrada na condiçõe que se encontra. Ou será que eu que sou muito ingênua? Claro que é mais vantajoso gastar com a manutenção do que fazer algo mais definitivo. Gostaria muito de ver esses políticos andando de ônibus pela nossa BR. Queria ver se depois que enfrentassem todo tipo de sorte na estrada, dentro de ônibus em péssimas condições e sujeitos a um perigo extremo se teriam ainda coragem de vir pedir voto aqui. Acho que o Vale do Jari deveria fazer uma abstinência maciça nas próximas eleições. Que tal se a comunidade fizesse um boicote e não elegesse ninguém? É... o candidato vem aqui, pede voto... promete... e depois que leva, esquece de tudo que falou ou prometeu. Deve ser amnésia. Fica meu protesto e minha indignação com nossos governantes que não fzem nada para asfaltar nossa estrada. Não queremos mais embromação, maquiagem, "remendinho" aqui e acolá... Queremos o pretinho. Queremos chegar mais rápido a qualquer lugar. Queremos que nossa mercadoria chegue a um custo mais razoável. Queremos que o desenvolvimento venha a galope para o nosso Laranjal do Jari. Queremos que nossa região tenha mais opção de cursos, de laboratórios, e principalmente de médicos. Hoje contamos apenas com um consultório particular e a especialidade é ginecologia e obstetrícia e mais nada. É lamentável que o terceiro maior município do estado em arrecadação e número de eleitores passe por esse suplício! Fomos abandonados, ou melhor... somos abandonado. Sempre! Acorda Jari. Acorda população. Acho que precisamos fazer barulho para acordarmos esses políticos que dormem em berço esplêndido. Temos que mostrar que existimos. Que estamos vivos. Se alguém tiver alguma grande idéia e for fazer algum movimento... vou parafrasear aquela música do Sidney Magal: E.. eô..eô...Me chama que vou! Beijos da Feia indignada.

Nenhum comentário: