quarta-feira, 14 de julho de 2010

Receita de Juventude. Da minha juventude.


Às vezes, quando alguém me pergunta quantos anos eu tenho e eu respondo, a maioria das pessoas, tirando as invejosas, claro, fala assim: nossa, nem parece. Sempre respondo a mesma coisa: Ah... bondade sua. São seus olhos! Quanta hipocrisia e fingimento da minha parte... Que olhos nada!! Eu acho que estou bem mesmo. Sempre que vou ao sul e visito as amigas, uma delas em especial, sempre me pergunta se fiz plástica no rosto. Quem me dera, amiga... Quem me dera! Se tivesse “grana” para tal, certamente que as “ruguinhas” ficariam onde estão, optaria em diminuir os seios, sempre os achei muito grandes, tiraria um pouco da “grossura” das coxas e “injetaria” na bunda, fazendo uma enorme protuberância. Ah... melhor deixar isso pra lá! Continuemos falando de felicidade e juventude. Acho que estou envelhecendo devagar devido a ajuda das caminhadas. Sabe-se que durante a atividade esportiva o organismo vai “fabricando” as substâncias de que necessita para manter-se saudável. Quando vou caminhar me estico toda, me alongo o máximo possível, certifico-me de que nenhuma articulação está “enferrujada”, adoro sentir que meu "corpinho feio" está funcionando direitinho. Quer saúde? Não se esconda de uma boa chuva durante as atividades ao ar livre. Quem almoça comigo sabe que nunca, em hipótese nenhuma, deixo de comer uma “verdurinha básica”. Prato cheio de rúcula, broto de feijão, espinafre e pasmem... muito jiló. Não como tudo porque gosto, mas porque é necessário. Mas já aviso que, não adianta se encher de verduras, frutas, legumes e todos os alimentos saudáveis do mundo se o emocional não estiver bem. Um dos conselhos essenciais para se envelhecer com saúde e com alegria, é não se importar com o que as pessoas falam ou pensam de você. É ter um coração “puro” ou... mais ou menos puro. Nada de desejar o mal para aqueles “infelizes” que nos enchem o “raio do saco”. Sorrir sempre. Eu, com todos os meus anos vividos, nem me pergunte quantos que não vem ao caso agora, posso jurar de pé junto e mão posta que a pouca curiosidade pode prolongar a vida. Não paro para ver acidentes, não me interessa a vida dos vizinhos, e principalmente, nunca quero saber o que rola nos “bastidores” ao meu respeito. Consigo fazer cara de paisagem até mesmo quando estão falando de mim e chego bem na hora “H”. Tenho senso de humor suficiente pra dizer: Ok... podem parar de falar mal de mim que “to na área”. E por falar em humor... esse ponto também é fundamental para se ter uma vida longeva. Estou falando do BOM humor claro. As pessoas mal humoradas, implicantes e ranzinzas vivem menos e se vivem muito, vivem mal. Eu tenho a incrível capacidade de contar uma piada e rir sozinha dela se for preciso. Rio de mim mesma. Rio de um tombo na rua, na escada e dos micos que costumo pagar. Pago micos com a maior naturalidade do mundo. Tenho a “cara de pau” de no café da manhã com os colegas, usar uma palavra de duplo sentido e fazer a cara da pessoa mais santa, ingênua e pura que existe. Claro que caio na gargalhada segundos depois. Quer saber o que mais se pode fazer para se sentir jovem e feliz? Fazer amor, fazer sexo, comer coisas gostosas sem culpa, ir ao cinema todas as vezes que sentir vontade, ir ao restaurante japonês e se bater para comer com o hashi e ainda achar tudo muito bom, gritar quando se tem vontade, cantar muito alto e desafinadamente na esperança que os vizinhos ouçam e achem aquilo muito engraçado ou patético. Não ter vergonha de ser patética. Não se importar se as pessoas, de repente, acharem que você “não bate bem”. Se importar menos ainda se as pessoas tiverem absoluta certeza que você “não bate bem” mesmo. Achar, ou melhor, ter certeza absoluta de que não precisa de amigos superficiais e interesseiros para sem sentir imensamente amada. Ser feliz sozinha. Acompanhada. Dormindo. Acordada. Fazer o bem para pessoas que nem imaginam que você exista. Fazer o bem para pessoas que sabem que você existe, e que num futuro próximo vão “te ferrar” assim mesmo. Ter boa vontade. Ser voluntário. Ser voluntarioso. Ser generoso. Chorar. Chorar em público. Chorar sozinha. Chorar vendo TV. Cinema. Teatro. Não ter vergonha de assumir que erra. Ler bons livros. Não engolir sapos sem falar bem alto que gosto eles tem. Não querer resolver tudo de uma vez. Pensar no passado sem arrependimentos, lembrar que o que passou... passou! Sentir-se bem com uma camiseta velha. Saber que não podemos ter tudo que queremos, mas amar tudo que temos. Isso tudo pode representar a felicidade. Pra mim representa. Porque faço tudo isso. Talvez esses sejam meus cremes, meus antídotos anti envelhecimento. Minha fonte da juventude. Faça a sua lista.
Beijos com muita vitalidade pra você.

8 comentários:

Audemira disse...

Lu, você é fodaaaaaaaaaaaaaaaaa. Amei.
Mira
SP

Audemira disse...

Lu, você é fodaaaaaaaaaaaaaaaaa. Amei.
Mira
SP

Maria do Socorro disse...

Garota... vou seguir sua receita. To meio pra bsixo esses dias e só vc mesmo pra levantar meu astral. Bjx

Ana Maria disse...

Gostei da parte de fazer amor e fazer SEXO. Odiei o lance de comer verdura. Tem que comer giló mesmo?... ecaaaaaaaaaaaaaaaaa

Carlos disse...

Genial. Como sempre.

Simão Leonel disse...

TIRANDO O GILÓ GOSTEI DE TUDO.

Anônimo disse...

Feiiiiinha,
Não sei porque parecer mais novo é melhor que mais velho.
Se eu fosse um galináceo, preferiria ser um galo a um frango;
Se fosse um mamão, preferiria ser maduro que verde. É o amor que a gente sente pelas pessoas, que nos fazem as ver mais lindas e, por obrigação, mais "jovens".
Agora... se vc realmente for tudo isto que disse, está mais rara e em extinçao que um Rhinoplax Vigil....
rsss pidonho

Anônimo disse...

Tudo de bom!!!

Hanna