quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Deu Pra Mim: Cotas Esgotadas


Sempre que nos reunimos, eu e um grupinho muito animado elaboramos uma lista que parece não ter fim: A lista de “Cotas Esgotadas”. Eu explico: Sabe aquelas situações que você não suporta mais? Aquelas atitudes de determinadas pessoas que te aborrecem e que você não está mais a fim de suportar? Ou aquele comportamento seu mesmo que você acha que deve mudar? Pois é... essas e outras “cositas mas” são as nossas “Cotas Esgotadas”. O bom da maturidade é justamente isso: Poder dizer o que não dá mais pra você. Sinceramente, algumas coisas pra mim não dão mais! Quando falei a um amigo sobre o assunto, ele me disse que nos tornamos intolerantes quando aplicamos esse modo de ver as coisas. Desculpe amiguinho, mas não posso concordar com você. Acho que lutamos, trabalhamos e até sofremos muitas privações pra que possamos dizer aquilo que não nos agrada, e se precisar, dar um basta àquilo que nos aborrece. O excesso de sinceridade machuca, eu sei disso, mas a falta dela é bem pior. François de La Rochefoucaud disse que “as pessoas fracas não podem ser sinceras”, sou obrigada a concordar com ele. Quando somos sinceros corremos o risco de sermos aceitos ou execrados sumariamente da vida das pessoas. E não adianta dizer que a sinceridade foi com a melhores das intenções... que o único objetivo era ajudar: As pessoas simplesmente não estão preparadas para viver a dureza das palavras sinceras, e lhes digo mais: se elas forem muito duras, me incluo no rol dos despreparados. Veja bem: Não quero dizer com isso que para usar o nosso Sistema de Cotas Esgotadas, você tenha que se transformar em uma pessoa chata, irritada e critica tudo e todos a todo momento. De jeito nenhum! A idéia é que aprendamos a sinalizar para as pessoas ou para nós mesmos que precisamos efetivamente de constantes mudanças, que somos seres que sofrem e devem sofrer constantes alterações mesmo e que, o que gostamos hoje, pode nos desagradar e muito amanhã. Abaixo listei algumas das nossas Cotas Esgotadas, garantia de boas risadas, e gostaria que você também fizesse a sua lista. Você pode guardá-la só pra você ou você pode divulgá-la aqui. Adoraria que você colocasse pelo menos um item no comentário. Quem sabe a sua “Cota Esgotada” também não é a minha, ou melhor... quem sabe não faço parte da sua cota e sabendo disso, posso melhorar minha postura quanto a você, rever alguns conceitos e consequentemente, me tornar uma pessoa mais agradável ao seu convívio.

Beijos da Feia.

Relação das Cotas Esgotadas

01- Ser simpática com pessoas insuportáveis. (Lu)
02- Tomar xula¹ de açaí. (Zete)
03- Tomar refri. (Hanna)
04- Banana passada. (Zete)
05- Ter apenas um par de sapatos. (Lu)
06- Comer pão dormido. (Zete)
07- Não usar o que se quer esperando uma ocasião especial. (Hanna)
08- Sofrer por amor. (Hanna)
09- Ter um ninho de desamor². (Hanna)
10- Ouvir tecnobrega³ e melody (Moni, Marcelo e Lu)
11- Cantar no luau músicas do passado que foram exaustivamente executadas a ponto de não se agüentar ouvir. (Moni)
12- Fazer audiência de "Maria da Penha". (Rosane e uma outra "menina")
13- Emprestar dinheiro para os outros. (Ribamar)
14- Ter que ceder pela harmonia do grupo, do relacionamento, da família, do bem comum. Querer chutar o balde e ter que ser “a conciliadora”. (Moni, Hanna e Lu)
15- Me importar com gente que não gosta de mim. (Lu)
16- Ter minha solteirice criticada por mulher casada e infeliz. (Moni e Hanna)
17- Importar-me com o que pensam/falam de mim. (Moni e Lu)
18- Importar-me com a minha posição na lista de amizade da Zete. Importante é estar na lista. (Lu)
19- Aceitar piadinhas sem graça que me ofendem. (Moni)
20- Deixar de realizar meus sonhos. (Lu e todos)
21- Superficialidades na amizade. (Moni e Lu)
22- Achar engraçado quando me chamam de Hanna Montana. (Hanna)
23- Ter que explicar que não gosto que me chamem de Hanna Montana. (Hanna)
24- Que me chamem pela primeira metade do meu nome (Moni)
25- Homem ruim (Moni)
26- Estabelecer longo diálogo com interlocutor desinteressante e mesmo entediada ter que demonstrar interesse. (Moni)
27- Ter que recorrer a história da arte para explicar/justificar minha produção artística. (Moni)
28- A programação da TV aberta. (Moni e Lu)
29- Ouvir a Moni e o Jeferson filosofando sobre o Show de Trumam. (Todos, menos a Moni e o Jeferson)
30- Homem que me dá “toquinho”. (amiga anônima do Flávio)
31- Cumplicidade masculina: homens unidos jamais serão vencidos! (Lu)
32- Esperar séculos para dar a “segunda”. (Cristina, Hanna e Lu)
33- Rir quando o amigo conta piada sem graça só para agradar. (Sírley)
34- Quando sugerem soluções ineficientes para problemas já solucionados. (Moni e Lu)
35- Pessoas que não se dispõe a fazer ou não sabem fazer e dão palpites infundados. (Moni, Lu e Hanna)
36- Ouvir a pergunta: é Sírley ou Sirley? (Sírley)
37- Não valorizarem a eficiência do maçarico para fazer o fogo do churrasco. (Moni)
38- Ter que fazer outra coisa totalmente contrária a que você ta com vontade naquele momento. (Sírley)
39- Ter que ver os amigos tomarem uma gelada quando você ta tomando remédio (Sírley)
40- Pessoas que insistem em perguntar o meu nome e não aceitam que é LU para os íntimos e para todos. (Lu)
41- Gente que vive cansada. (Lu)
42- Gente sem esperança que não acredita no futuro. (Moni)
43- Gente que força ser simpática só pra agradar todo mundo. (Lu)
44- Pessoas de camisa de bloco, bermuda e chinelo na boate. (Lu e Ribamar)
45- Ser procurada em festas por pessoas que querem falar de trabalho. (Lu, Ribamar, Hanna e Jeferson)
46- Pessoas que descontam nos outros os seus problemas, sobretudos amorosos. (Lu)
Olha quem postou na lista:
47- Fingir que está tudo bem para que os filhos sejam felizes enquanto eu me "lasco" emocionalmente. (Kedma - Comentário em 18/09/2009)
48- Fingir que não vejo minha amiga dar em cima do meu namorado e fingir que não vejo ele dar bola pra ela. (Ana Lúcia - Curitiba - PR - Cometário em 18/09/2009)
49- Mãe que finge que acredita que a filha é virgem e não deixa a coisa "rolar". (Tuca - Botucatu - Comentário em 19/09/2009)
50- Comprar faca e mangueira para a casa - Moni - Comentário em 20/09/2009 - * Você precisa ler o comentário porque esse deveria ser o primeiro item da lista* (4)
51- Para o maldito cigarro *Livrou-se do vício*. (Um menino lerdo de Santa Catarina - comentário em 22/09/2009)
52- Para a D. Maria, apelido da esposa do cara, que fica enchendo o saco e chamando o pobre de XATO. Detalhe: Ele diz: "Não gosta, manda embora". (Comentário em 22/09/2009)
53- Não poder ultrapassar quem dirige a 20km/h 0uvindo brega rachado e nem é velho suficiente para ter a desculpa por dirigir como um velho.
54- Trabalhar duro num projeto, pra que perto do fim seu chefe desconsidere tudo que você fez, contrate alguém de fora a quem ele paga melhor do que a você, para fazer algo que você faz bem melhor. (Comentário postado em 29/09/2009, pela Tami que mora aqui em Macapá).
55- Me éstressar para conciliar dívidas que não posso pagar e fazer mais dívidas para desestressar. Tami e Lu (Tami comentou em 01/10 e eu me icluí nessa)
56- Ouvir gente de fora falar mal de macapá. E pior ainda: ouvir macapaense falar mal de macapá. Ame-a ou deixe-a, meu filho. E se ganha seu dinheirinhu aqui pelo menos respeite os 'nativos' que pagam impostos pra cidade ser melhor... temculpaeu se roubam metade pra sua cidade natal? Tami e Lu (Tami comentou em 01/10)
*CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!
Glossário:

1- Xula de açaí – Última água o açaí, quando a maior parte do sabor já saiu e a polpa está muito rala. É realmente muito ruim!

2- Ninho de desamor – Criei essa palavra para criar um paralelo ao Ninho do amor, já que um ninho de amor tem que estar sempre ocupado e o meu está na maioria das vezes vazio.

3- Variação do brega, ritmo apreciado na região e que é exaustivamente tocado em qualquer lugar que se respire em Laranjal do Jari.


4 - * Comentário da Moni na íntegra: Lú, pior é q a lista toda começou com uma cota q ñ está incluída. Zete e eu estávamos fazendo a salada de abacaxi p almoço, qdo eu disse q ñ tinha outra faca pq isso era minha cota esgotada, assim como mangueira p regar planta, já q roubam todas q eu compro. Então a 1ª cota deveria ser: "Comprar faca e mangueira p minha casa". O que aconteceu foi q eu fiquei tão comovida com a xula de açaí, banana passada e pão dormido da Zete q ñ deu p competir. Inclui aí, gêmea. Bjs.

19 comentários:

Edi Prado disse...

Pior do que comer pão dormido é não poder fazer este pão acordar. Mas é isso: de grão em grão engravidamos uma lavoura. E de onde não se espera é de lá que vem pôrra nenhuma. Isso porque quem com ferro fere, poderá ser processado por lesão corporal grave.

Kedma O'liver disse...

ai Lu adorei...dá ´para acrescentar
"fingir que está tudo bem s´´o para que os filhos vivam feliz enquanto me lasco emocionalmente?"
beijos a vc e suas amigas.

Lu Oliveira disse...

Obrigada pela visita "madrinha"... adorei seu comentário e claro que vou incluir na lista. Deveria inclusive colocar no meu nome tbém...rsrsrs
Super Beijoooooooooooo

Anônimo disse...

Uhuuuuu... Adorei! Coloca minha cota na lista: Fingir que não vejo minha amiga dar em cima do meu namorado e fingir que não vejo ele dar bola pra ela!
Ana Lúcia - Curitiba - Pr

Lu Oliveira disse...

Ana Lúcia do céu! Que amiga "fura olho" heim??? seu namorado também tá merecendo uma boa "taca"...rsrsrsrsrs...
Valeu pelo comentário e sua cota já tá na lista!
Bjosssss

Anônimo disse...

Como não pensei nisso antes? Teria uma lista imensa pra elaborar, mas vou colocar só um: Não aguento mais: mãe que finge que acredita que a filha é virgem e não deixa a coisa rolar. Tuca - Botucatu

Lu Oliveira disse...

Tuca, acho que mãe é tdo igual mesmo, só muda o endereço... a minha tbém era assim e a coisa rolava do mesmo jeito...Huahuahuahuahaaaa... Bjos e volte sempre!

Moni disse...

Lú, pior é q a lista toda começou com uma cota q ñ está incluída. Zete e eu estávamos fazendo a salada de abacaxi p almoço, qdo eu disse q ñ tinha outra faca pq isso era minha cota esgotada, assim como mangueira p regar planta, já q roubam todas q eu compro. Então a 1ª cota deveria ser: "Comprar faca e mangueira p minha casa". O que aconteceu foi q eu fiquei tão comovida com a xula de açaí, banana passada e pão dormido da Zete q ñ deu p competir. Inclui aí, gêmea. Bjs.

Lu Oliveira disse...

Poxa Moni...teria que mudar tudimmmmmmmmm... vou incluir no final mas colocar que deveria ser no início... estamos fazendo "coisa de português"!
Que meus antepassados não me leiam...kkkkkkk

Tami Martins disse...

Muito interessante. Gostei muito do conteúdo do blog. Parabéns. :D

Me interessei principalmente pelo potencial do titulo do mesmo. O que me deixou muito afim de fazer um design pra você. *-* O q me diz?

abraços.

Tami, amiga do thiago do ceap. o/

Lu Oliveira disse...

Tami,
1º Obrigada pela visita e pelo "elogio"...rsrsrsrs
2º se é amiga do Thiago deve ser gente boa...rsrsrrs (de novo)
3º Se for de graça e deixar o Blog bonitão, tô dentrooooooooooooooooooooooooooooo
Bjos

Tami Martins disse...

PS: Estou favoritando seu blog no meu. :*

http://tamimartins.wordpress.com/

Lu Oliveira disse...

E eu já não vi??? Vou te colocar no meu tbém! Será a primeira. Bjus

Anônimo disse...

Para o meu vicio de fumar,acabei com ele,huhuhu!
Para D. maria todo dia me chamando de chato,num dá manda embora.

Lu Oliveira disse...

Provou que de lerdo não tem nada... se livrou do vício.
Só falta..... kkkkkkkk
Cota postada... confere lá!
Bjusssssssssss

Anônimo disse...

*-* sim sim. to elaborando umas idéias quanto o design. Vai ficar lindão. o/

hoho! cota minha: Não poder ultrapassar quem dirige a 20km\h ouvindo brega-rachado e nem eh velho o suficiente pra ter a desculpa de dirigir igual velho. '-'

rsrsrs

otra: trabalhar duro num projeto, pra que perto do fim seu chefe desconsidere tudo que vc fez, contrate alguem de fora a quem ele paga melhor do que vc, pra fazer algo que vc faz bem melhor. U.U'

odilho.

;*** tudi'bom. bjs.

Lu Oliveira disse...

Sofro com isso de direção tbém... Tem gente que é "lesada" mesmo...rsrsrs e quanto ao chefe, já passei muito por isso, principalmente quando era estagiária, fazia melhor e tinha que aguentar neguinho fazendo vento com o meu chapéu...afffffff.... ninguém mereceeeeeeeeeeee!

Tami Martins disse...

:D sei q jah passou esse post mas ele vai fazer historia como "a maior lista do que não se aguenta mais" ou pelo menos como "a maior lista do que não se aguenta mais, que a tami já viu". xDDDD


cota em clima de pagamento: Me estressar pra conciliar dividas que não posso pagar. E fazer mais dividas pra desestressar. :D

SUHAUSHAUSHAUSHAUS

otra: Ouvir gente de fora falar mal de macapá. E pior ainda: ouvir macapaense falar mal de macapá. U.U

ame-a ou deixe-a, meu filho. E se ganha seu dinheirinhu aqui pelo menos respeite os 'nativos' que pagam impostos pra cidade ser melhor... temculpaeu se roubam metade pra sua cidade natal? ù.u

*-* bjs, lu.

Lu Oliveira disse...

Pode incluir quantos itens quiser, aliás, vou incluir meu nome nas suas cotas. Vivo reclamando de falta de dinheiro, mesmo quando ele não tá faltando tanto assim.Gente que fala mal de macapá...afffff....Juro que estou escrevendo sobre isso: Sou a paranaense mais AMAPAENSE que eu conheço! Vamos fazer essa lista entrar para o guinnes..rsrsrs Bjukos