
Sempre que nos reunimos, eu e um grupinho muito animado elaboramos uma lista que parece não ter fim: A lista de “Cotas Esgotadas”. Eu explico: Sabe aquelas situações que você não suporta mais? Aquelas atitudes de determinadas pessoas que te aborrecem e que você não está mais a fim de suportar? Ou aquele comportamento seu mesmo que você acha que deve mudar? Pois é... essas e outras “cositas mas” são as nossas “Cotas Esgotadas”. O bom da maturidade é justamente isso: Poder dizer o que não dá mais pra você. Sinceramente, algumas coisas pra mim não dão mais! Quando falei a um amigo sobre o assunto, ele me disse que nos tornamos intolerantes quando aplicamos esse modo de ver as coisas. Desculpe amiguinho, mas não posso concordar com você. Acho que lutamos, trabalhamos e até sofremos muitas privações pra que possamos dizer aquilo que não nos agrada, e se precisar, dar um basta àquilo que nos aborrece. O excesso de sinceridade machuca, eu sei disso, mas a falta dela é bem pior. François de La Rochefoucaud disse que “as pessoas fracas não podem ser sinceras”, sou obrigada a concordar com ele. Quando somos sinceros corremos o risco de sermos aceitos ou execrados sumariamente da vida das pessoas. E não adianta dizer que a sinceridade foi com a melhores das intenções... que o único objetivo era ajudar: As pessoas simplesmente não estão preparadas para viver a dureza das palavras sinceras, e lhes digo mais: se elas forem muito duras, me incluo no rol dos despreparados. Veja bem: Não quero dizer com isso que para usar o nosso Sistema de Cotas Esgotadas, você tenha que se transformar em uma pessoa chata, irritada e critica tudo e todos a todo momento. De jeito nenhum! A idéia é que aprendamos a sinalizar para as pessoas ou para nós mesmos que precisamos efetivamente de constantes mudanças, que somos seres que sofrem e devem sofrer constantes alterações mesmo e que, o que gostamos hoje, pode nos desagradar e muito amanhã. Abaixo listei algumas das nossas Cotas Esgotadas, garantia de boas risadas, e gostaria que você também fizesse a sua lista. Você pode guardá-la só pra você ou você pode divulgá-la aqui. Adoraria que você colocasse pelo menos um item no comentário. Quem sabe a sua “Cota Esgotada” também não é a minha, ou melhor... quem sabe não faço parte da sua cota e sabendo disso, posso melhorar minha postura quanto a você, rever alguns conceitos e consequentemente, me tornar uma pessoa mais agradável ao seu convívio.
Beijos da Feia.
Relação das Cotas Esgotadas
01- Ser simpática com pessoas insuportáveis. (Lu)
02- Tomar xula¹ de açaí. (Zete)
03- Tomar refri. (Hanna)
04- Banana passada. (Zete)
05- Ter apenas um par de sapatos. (Lu)
06- Comer pão dormido. (Zete)
07- Não usar o que se quer esperando uma ocasião especial. (Hanna)
08- Sofrer por amor. (Hanna)
09- Ter um ninho de desamor². (Hanna)
10- Ouvir tecnobrega³ e melody (Moni, Marcelo e Lu)
11- Cantar no luau músicas do passado que foram exaustivamente executadas a ponto de não se agüentar ouvir. (Moni)
12- Fazer audiência de "Maria da Penha". (Rosane e uma outra "menina")
13- Emprestar dinheiro para os outros. (Ribamar)
14- Ter que ceder pela harmonia do grupo, do relacionamento, da família, do bem comum. Querer chutar o balde e ter que ser “a conciliadora”. (Moni, Hanna e Lu)
15- Me importar com gente que não gosta de mim. (Lu)
16- Ter minha solteirice criticada por mulher casada e infeliz. (Moni e Hanna)
17- Importar-me com o que pensam/falam de mim. (Moni e Lu)
18- Importar-me com a minha posição na lista de amizade da Zete. Importante é estar na lista. (Lu)
19- Aceitar piadinhas sem graça que me ofendem. (Moni)
20- Deixar de realizar meus sonhos. (Lu e todos)
21- Superficialidades na amizade. (Moni e Lu)
22- Achar engraçado quando me chamam de Hanna Montana. (Hanna)
23- Ter que explicar que não gosto que me chamem de Hanna Montana. (Hanna)
24- Que me chamem pela primeira metade do meu nome (Moni)
25- Homem ruim (Moni)
26- Estabelecer longo diálogo com interlocutor desinteressante e mesmo entediada ter que demonstrar interesse. (Moni)
27- Ter que recorrer a história da arte para explicar/justificar minha produção artística. (Moni)
28- A programação da TV aberta. (Moni e Lu)
29- Ouvir a Moni e o Jeferson filosofando sobre o Show de Trumam. (Todos, menos a Moni e o Jeferson)
30- Homem que me dá “toquinho”. (amiga anônima do Flávio)
31- Cumplicidade masculina: homens unidos jamais serão vencidos! (Lu)
32- Esperar séculos para dar a “segunda”. (Cristina, Hanna e Lu)
33- Rir quando o amigo conta piada sem graça só para agradar. (Sírley)
34- Quando sugerem soluções ineficientes para problemas já solucionados. (Moni e Lu)
35- Pessoas que não se dispõe a fazer ou não sabem fazer e dão palpites infundados. (Moni, Lu e Hanna)
36- Ouvir a pergunta: é Sírley ou Sirley? (Sírley)
37- Não valorizarem a eficiência do maçarico para fazer o fogo do churrasco. (Moni)
38- Ter que fazer outra coisa totalmente contrária a que você ta com vontade naquele momento. (Sírley)
39- Ter que ver os amigos tomarem uma gelada quando você ta tomando remédio (Sírley)
40- Pessoas que insistem em perguntar o meu nome e não aceitam que é LU para os íntimos e para todos. (Lu)
41- Gente que vive cansada. (Lu)
42- Gente sem esperança que não acredita no futuro. (Moni)
43- Gente que força ser simpática só pra agradar todo mundo. (Lu)
44- Pessoas de camisa de bloco, bermuda e chinelo na boate. (Lu e Ribamar)
45- Ser procurada em festas por pessoas que querem falar de trabalho. (Lu, Ribamar, Hanna e Jeferson)
46- Pessoas que descontam nos outros os seus problemas, sobretudos amorosos. (Lu)
Olha quem postou na lista:
47- Fingir que está tudo bem para que os filhos sejam felizes enquanto eu me "lasco" emocionalmente. (Kedma - Comentário em 18/09/2009)
48- Fingir que não vejo minha amiga dar em cima do meu namorado e fingir que não vejo ele dar bola pra ela. (Ana Lúcia - Curitiba - PR - Cometário em 18/09/2009)
49- Mãe que finge que acredita que a filha é virgem e não deixa a coisa "rolar". (Tuca - Botucatu - Comentário em 19/09/2009)
50- Comprar faca e mangueira para a casa - Moni - Comentário em 20/09/2009 - * Você precisa ler o comentário porque esse deveria ser o primeiro item da lista* (4)
51- Para o maldito cigarro *Livrou-se do vício*. (Um menino lerdo de Santa Catarina - comentário em 22/09/2009)
52- Para a D. Maria, apelido da esposa do cara, que fica enchendo o saco e chamando o pobre de XATO. Detalhe: Ele diz: "Não gosta, manda embora". (Comentário em 22/09/2009)
53- Não poder ultrapassar quem dirige a 20km/h 0uvindo brega rachado e nem é velho suficiente para ter a desculpa por dirigir como um velho.
54- Trabalhar duro num projeto, pra que perto do fim seu chefe desconsidere tudo que você fez, contrate alguém de fora a quem ele paga melhor do que a você, para fazer algo que você faz bem melhor. (Comentário postado em 29/09/2009, pela Tami que mora aqui em Macapá).
55- Me éstressar para conciliar dívidas que não posso pagar e fazer mais dívidas para desestressar. Tami e Lu (Tami comentou em 01/10 e eu me icluí nessa)
56- Ouvir gente de fora falar mal de macapá. E pior ainda: ouvir macapaense falar mal de macapá. Ame-a ou deixe-a, meu filho. E se ganha seu dinheirinhu aqui pelo menos respeite os 'nativos' que pagam impostos pra cidade ser melhor... temculpaeu se roubam metade pra sua cidade natal? Tami e Lu (Tami comentou em 01/10)
*CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!
Glossário:
1- Xula de açaí – Última água o açaí, quando a maior parte do sabor já saiu e a polpa está muito rala. É realmente muito ruim!
2- Ninho de desamor – Criei essa palavra para criar um paralelo ao Ninho do amor, já que um ninho de amor tem que estar sempre ocupado e o meu está na maioria das vezes vazio.
3- Variação do brega, ritmo apreciado na região e que é exaustivamente tocado em qualquer lugar que se respire em Laranjal do Jari.
4 - * Comentário da Moni na íntegra: Lú, pior é q a lista toda começou com uma cota q ñ está incluída. Zete e eu estávamos fazendo a salada de abacaxi p almoço, qdo eu disse q ñ tinha outra faca pq isso era minha cota esgotada, assim como mangueira p regar planta, já q roubam todas q eu compro. Então a 1ª cota deveria ser: "Comprar faca e mangueira p minha casa". O que aconteceu foi q eu fiquei tão comovida com a xula de açaí, banana passada e pão dormido da Zete q ñ deu p competir. Inclui aí, gêmea. Bjs.