segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quem tem "medinho" de assumir que tem medo?

Tenho medo de aranha. Tenho uma teoria, seria isso? Não sei. Tenho uma idéia fixa que, se você tentar e não conseguir matar uma aranha, ela vem e tenta se vingar de você. Sei disso. Na minha casa sempre aparecem aranhas grandes. Eu as mato. Às vezes com dificuldade e “muita” luta. Uma vez, comecei uma situação com uma aranha umas 21h e terminei de madrugada. Ela se escondia e depois voltava e aparecia bem perto de mim. Juro! Eu tinha certeza que ela queria se vingar por eu estar “tramando” a sua morte. Mas meus medos não param por aí. Tenho medo de fantasma, assombração e coisas do tipo, até porque, tenho algumas histórias "sinistras" na minha vida com relação a isso. Leia a postagem da casa mal assombrada e entenderá tudo. Meus medos não param aí. Tenho pavor de ficar doente. Tenho horror a altura. Tenho medo de pessoas desequilibradas, é... sabe aqueles malucos que saem atirando ou esfaqueando todo mundo? Só o fato de pensar em ser ferida de arma branca, já me causa arrepios. Então... tenho medo de levar choque elétrico ou anafilático. De acidente de carro, de ônibus, avião, bicicleta ou até mesmo de ser atropelada na rua ou estar andando e "pumba": cair em um buraco e quebrar uma perna! Tenho medo de raios e trovões, e de terremotos, maremotos e afins. Tenho temor das pessoas que odeiam e fofocam, e julgam e condenam. Fico apreensiva quando tenho pesadelos, tenho verdadeiro pânico de que as coisas aconteçam na realidade. Quando eu era criança, tive por muito tempo, medo que um bicho entrasse no meu ouvido e "comesse" meu cérebro. Parece uma coisa comezinha, mas confesso, deslavadamente que passei mais de um ano dormindo com toca para proteger as orelhas. Lembro que certa feita, li um livro de terror, O cemitério, do Stephen King, meu Deus! Fiquei literalmente aterrorizada por muito tempo. Meu cérebro processava o que eu lia e as imagens apareciam na minha frente como um filme. Eu queria dormir com a luz acessa, mas minha mãe ão deixava, falei que estava com medo e ela deu a dica: acende uma vela pro seu anjo da guarda, gostei. Meu anjo também, já que recebeu luz por quase um ano. Decididamente, não posso assistir filmes de terror. Não consigo dormir. Tenho medo da morte. Não do fato de morrer em si, mas daquela coisa: e depois? Para onde vou? Vou? Pois é. Sou assumidamente uma medrosa. Será? Acho que bem no fundo não sou. Sou apenas uma pessoa que não tem medo de falar que tem medo. Que assume que é vulnerável mesmo sendo "corajosa" diante de situações inusitadas. Um ser muito forte que enfrenta situações de risco, mas que ainda conserva um inestimável respeito a uma simples e aparentemente inofensiva barata. Que tem a ousadia de um guerreiro para participar de um esporte de luta, mesmo que com adversários notadamente mais fortes, mas que foge de uma mera contenda. Tenho medo dos políticos inconsequentes que desviam verbas e isso me faz ter medo do hospital público, da segurança pública, de depender um dia de um abrigo de idosos que seja de administração pública. Tenho medo que novamente façamos as escolhas erradas e paguemos caro por isso. E você? Tem medo do que? De quem? Espero sua resposta. Beijos da Feia.

15 comentários:

Ana Maria disse...

Também tenho muitos medos... mas medos normais, comuns, como os seus. Lu, adorei. Beijos

JOYCE disse...

Por email:
PALMAS PRA VC. MUITO BOM. DEPOIS TE FALO DO QUE TENHO MEDO.
BEIJOS PARA A FEIA QUE NÃO É FEIA.

Edna disse...

Por email:
Oi Lu.
Adorei tua postagem.
Bem, quanto aos meus medos, são muitos e vou contar só um pouquinho.
Tenho pânico de lagarta e consequentemente de borboleta. È trauma de infância. Tenho medo de mim, também. Dos meus momentos impulsivos de fúria. Tenho medo de não dizer às pessoas que amo, o quanto as amo. Procuro fazer sempre isso, mas sempre acho que falta alguém.
Enfim, isso é só uma 'nesga' dos meus incontáveis medos.
Beijos.

Anônimo disse...

QUerida Lu, adorei sua mensagem. Que sensibilidade! Que sinceridade! Que facilidade em falar, em escrever!

Sua mensagem me chamou a atenção por causa do título. É que a pouco tempo, desde que tive minha segunda depressão, comecei a fazer psicoterapia, e descobri como sou medrosa, e o pior, não gostava de assumir. Eu havia criado uma casca, uma armadura, uma imagem e auto-imagem de mulher firme, de corajosa, de durona, de equilibrada, de perfeita, de boazinha, e aí sabe o que aconteceu? eu me perdi de mim mesma. Não sabia quem eu era, ou o que queria. Hoje, reconheço melhor e aceito meus medos, minhas imperfeições; na verdade, é um exercício diário. Os medos continuam: medo de nadar, medo de ser uma mãe durona, medo de ser uma mãe ausente, medo de ser uma chefe durona, medo de ser uma chefe banana, medo de ficar sozinha, medo de não ser aceita, medo de ser censurada, medo de falar o que penso, medo de assumir o que não sei, medo de não dar conta da família, medo de não dar conta do trabalho, e a lista não para.

Você me deu uma ótima notícia, que outras pessoas também tem medo, e reforçou aquilo que a minha amiga e terapeuta vive me dizendo: admita seus sentimentos, fale deles, viva, enfrente-os...assim tudo fica mais fácil !
Michele

Sibele disse...

:o( tenho medo de fantasma (espírito), tenho medo de tarado e tenho medo de acidente. TENHO MEDO DE AMAR! Só não tenho medo de gostar de vc...rsrsrs...
Bjos
Sibele

Loira Sp disse...

eu só volto pro seu blog,quando vc me ensinar a colocar VISITANTES no meu.!
kkkkkkkkkkkkkk
beijos.

Meu Blog: www.loiranadaburra.blogspot.com

Daniel - RJ disse...

Tenho medo de ficar brocha, tenho medo de descobrir que minha filha é sapatão, que meu filho tem um namorado. Tenho medo do Leão (IR), tenho medo que a Dilma ganhe as eleições. Tenho medo que acabe toda a cerveja do mundo e de descobrir que minha mulher transa com o FDP do meu vizinho. Viu? Também tenho medo porra!!!

José Carlos - Botucatu-SP disse...

Valeu!
Gostei muito.
Sabe que sou seu leitor assíduo. Já pedi... publlica um livro de crônicas, muita gente vai gostar.
Abraço.

MA Tristão disse...

Amiga feia! Meu maior medo é que a minha mãe ou pai morram, termo na base só de pensar....tenho medo de me apaixonar e não ser correspondida de novo, tenho medo muito medo de filmes de terror, não assisto por nada nesse mundo! Tenho medo de aranha também...minha mãe sempre me pergunta quem vai matar as aranhas na minha casa quando eu casar...rspondo sempre q será meu marido, ou um vidro inteiro de inseticida..rsrsrsr. Tenho medo de estudar, estudar, estudar e não alcançar meus objetivos/sonhos, tenho medo de morrer engasgada (já q qdo engasgo, engasgo feio!). Tenho medo mto medo de perder meus amigos por imaturidade minha. Medo muito medo de ser atropelada por um caminhão já que ando de moto (isso inclue medo de morrer). Medo de ficar paralítica e depender de alguém pra sobreviver. Medo de assalto e de tb cair de salto (literalmente) rsrs.. Enfim ... esses são os meu medinhos mais básicos! =)

Abraços da feia... MA Tristão.

Veramoni disse...

Meu filhote Felipe acha que as mulheres são mais fortes que os homens e que de todas as mulheres eu sou a mais forte. Por isso comecei mostrar minhas fragilidades, pois vi que assim como ele, muitos também exageram minha fortaleza. Tenho medo e minhas reações são, ás vezes, desatrosas: Se temo a rejeição, rejeito antes. Mas na maioria das vezes meu medo me guia. Tenho medo de falar em público, então dou palestra pra 400 pessoas. Se eu sinto medo de um caminho incerto é pra lá que eu vou, pois o desafio me atrai e o desconhecido me fascina. Bjs Gêmea. Te adoro! Moni.

Sebastião Gregio disse...

Como sempre, você surpreende...
Um grande e carinhoso abraço do amigo distante.
Gregio (gregiogregio@gmail.com)

Sebastião Gregio disse...

Como sempre, você surpreende com seus t4extos maravilhosos.
Um grande, carinhoso e saudoso abraço
Grégio

Carmem disse...

Lu, já estive tão doente que tinha até medo de continuar viva. Sei que vc passou por algo parecido e hoje me sinto tão forte e resistente quanto vc. Ainda tenho medos, mas como vc disse, são medos de todos nós. Adoro vc. Bjos

Amália disse...

amei! Por isso sou sua leitora assídua. Bjos linda!
Amália

Anônimo disse...

:o)
Fofa!