terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pau de fitas, macacos, galhos, amigos e outras cositas mas...


Nesses últimos dias tenho me sentido mais “camaleônica” do que nunca. Não tem nada a ver com disfarces ou simulações, tem a ver mesmo com mudanças, no meu caso, mais especificamente, de pensamento. Às vezes reclamo, mas bem no fundo, adoro essa minha “instabilidade” e capacidade de mudar de idéia sobre alguma coisa com um simples estalar de dedos. Acho que tem a ver com meu signo. Não acredito muito nessas coisas... mas dizem que o virginiano é assim. Sei lá. A Nilda me falou que viu em um programa de TV que, a pessoa que tem a unha do mindinho do pé pequena, vive insatisfeita com tudo... está sempre a procura de motivos para ser infeliz... Minha unha é assim. Será que sou assim? Penso que sim. Enfim... Estava recapitulando minha vida e cheguei a conclusão que nem sempre estou satisfeita com meus relacionamentos afetivos. Quero tudo certinho... perfeitinho... arrumadinho... Tudo como “EU” acho que tem que ser. Então... acabo ficando sozinha, porque essa “relação perfeita” não existe. Nem aqui e nem na China. Fazendo um breve retrospecto das amizades da minha vida, descobri que: nunca pertenci a grupo nenhum. Isso mesmo: NUNCA! Na escola, não fazia parte do time de voley, porque não jogava bem. Não me enquadrava no time das “bagunceiras”, mas também não me sentia a vontade com as “quietinhas”. Não podia ficar com a “turma do fundão” porque as vezes me misturava com as “cdfs”. Não ficava com as muito “beatas” porque amava uns “pecadinhos”. Não andava com as bonitonas, sem comentários. Certa vez recebi um email lindo sobre laços e amizades e fazendo uma analogia ao tal, vejo que sempre fiz e ao mesmo tempo “desfiz” laços. Nunca quis os nós. Os nós às vezes são “cegos”. SUFOCAM. As fitas geralmente são feitas de seda, de cetim... de tecidos finos, lisos... que escorregam... Pelo menos eu vejo assim. Os laços que fiz se desfizeram naturalmente. Alguns, talvez, mais apertados, conseguiram manter-se por um tempo mais longo, mas durara o tempo que tinha que ser. Não posso contar quantas pessoas amigas passaram pela minha vida. Antes de nos fixarmos no Amapá éramos seres “errantes”. Vivíamos nos mudando de cidade em cidade, como ciganos. Nômades. Era difícil estabelecer “laços eternos”. Algumas pessoas até que marcaram a minha vida deixando as fitas com vincos. Mas PASSARAM. Vieram e foram. São assim: Vem e vão. ADEUS. Penso que quero mesmo ser livre das amarras. Quero poder andar com quem quiser, a hora que quiser e do jeito que quiser. Quero não pertencer a grupo nenhum. Quero ter a liberdade de “borboletear” por entre os vários tipos. Balançar minhas fitas alegremente por entre todos. Não quero ser estereotipada e nem rotulada como “fulana da igreja”, “cicrana da escola”, “beltrana do clube”. Sabe aquele lance de “cada macaco no seu galho?” Não quero saber disso também! Nada de dizer que "A" não pode se "misturar" com "B". Quero ser LIVRE. Livre para pular de galho em galho com todos os macacos que me aceitarem nas suas árvores. Uma “macaca” pululante esaltitante. Uma simples “feia-vai-com-as outras” que vai pra onde quer e com quem quer! Não pense que não me apego, oras... você que me lê sempre sabe o quanto sou afetiva e o quanto tenho amor pra dar, bem por isso, talvez seja exatamente esse o ponto “x” da questão: Por que me daria a tão poucos se tenho uma vastidão de sentimentos no peito? Porque limitaria a lotação a 10 se posso hospedar mais de 100 ou até mais de mil no meu imenso coraçãozinho? Sou leal e fiel às pessoas que amo. Não tenha dúvidas disso. Só quero ter vários ombros pra chorar. Quero muitas pessoas me confidenciando seus segredos, até porque, fica até mais fácil esquecê-los. Quero ajudar “centenas de milhares” de pessoas a serem felizes. Quero ter “trocentas” pessoas com as quais eu possa contar. Claro que tem aquele lance do “ e se eu matasse alguém?”, mas você há de convir que são coisas diferentes. Naquele caso falo de “irmão”, de um laço feito de material diferente, feito de ALMA e de SANGUE. Aqui, nossas fitas são mais... esvoaçantes, frágeis, totalmente sujeitas às traças, à poeira e ao tempo. JÁ SEI!! Quero um enorme PAU um DE FITAS! Sabe aqueles das festas juninas? Pois é... Quero um com muitas fitas de todas as cores. Quase as vejo dançando ao som de músicas tradicionais, trançando-se, misturando-se alegremente, colorindo e dando vida ao inanimado pedaço de madeira. Uma GRANDE festa bem COLORIDA! É bem assim que quero minha vida e minhas amizades. Quer ser uma fita dessa festa? Beijos da Feia.

11 comentários:

Ana Maria disse...

Já tava morta de saudade dos seus textos. Quero ser uma fita e uma macaca como vc. Beijos. Te adoro Lu

Anônimo disse...

Lu, prefiro ser reservada. Tenho poucos amigos e sempre aqueles que pensam como eu. Estou errada?
Larissa
Lari_isa@hotmail.com

Adriana Morim disse...

Sempre fui de "GRUPINHOS" até que decidi mudar e acabei pensando como vc. Hj me dou hiper bem com todo mundo. Sou uma maria-vai-com todos, assim dizendo no sentido das amizades claro. Bj.

Anônimo disse...

Gostei.

Audemira disse...

Já estava em tempo de postagem nova. Vc demorou demais... Adorei. Quero um pau de fitas pra mim tbém. Bjos
Mira-SP

Maria do Socorro disse...

Gostei da transparência e sinceridade.

Simão Leonel disse...

Sempre gosto das coisas que você posta. Beijos

Anônimo disse...

MENINA...DE ONDE VC TIRA ESSA DOIDERA TODA? DÉBORA - RJ

Anônimo disse...

Até entendo sua vontade de se misturar, mas vc tem que entender que temos que ter laços mais apertados com algumas pessoas. Ou vc só considera os laços que podem te socorrer se vc matar alguém? Gostei da postagem apesar de ter ficado por horas pensando no assunto... acho q é isso q vc quer né?? Boa. Valeu. Cida - RN

LOYRA*SP disse...

Cara... kkkkkkkk somos bem parecidas mesmo, pois há anos atras eu citei o BORBOLETEAR em um dos meus escritos... kkkkkk
Amo voce, e realmente temos o Fábio em comum e a necessidade de vivermos sem amarras...
É ISSO, TE AMO.

Sibele disse...

Lu, já votei no seu blog e te digo mais: se um dia vc se candidatar, tem meu voto, da minha família e se depender de mim, de todas as pessoas que eu conheço. Vc é honesta, íntegra, verdadeira e tenho certeza que faria muito no cenário político. Bjs
Sibele