domingo, 7 de fevereiro de 2010

Viagem NO Centro da Terra


Para os mais velhos este título não deve ser estranho. Lembra da Viagem AO centro da terra, Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes ou da Jornada nas estrelas? Pois é... se você não lembrou, talvez não tenha a memória tão boa ou não seja tão “antigo (a)” como eu. Mas não vou falar das séries e sim das minhas viagens por aqui. Como estamos no “meio do mundo”, vou falar das minhas viagens rotineiras Macapá/Jari e vice verso. São anos viajando praticamente todo final de semana. Quando o tempo está bom, a viagem de aproximadamente 280km dura aproximadamente 6 horas. Quando começa o período chuvoso, como agora, a "saga" pode durar 12 horas ou mais. No ramal, a lama impera soberana, majestosa e absoluta e é muito comum ônibus e carros ficarem "encalhados" pelo meio do caminho, sem contar com as árvores, centenárias e gigantescas que as vezes resolvem “suicidar-se” estrada a dentro. E no ônibus... bom, é aí que as histórias acontecem. Teria que escrever várias crônicas para contar tudo, então... Vou tentar resumir em rápidas pinceladas: Geralmente a “bagaça” tá me"meio" lotada. É gente sentada, em pé ou "acomodada" pelo corredor. Já ouvi gracejos e fui cantada algumas vezes por homens ridículos, medíocres, patéticos e porque não dizer “corajosos” por pensarem que uma mulher como eu cairia na lábia deles. Nesses casos, se tem lugar vago, troco imediatamente, se não tem, falo em tom solene: Senhor, me respeite caso contrário, falarei com o motorista! Bom... já tive que empurrar um bêbado nojento que insistia em deitar a cabeça no meu ombro, já viajei com senhoras com crianças grandes no colo, já me sentei com pessoas obesas e eu que não sou pequena, tive que ficar prensada, esprimida e acuada na janela. Já agüentei muito cheiro de pum, essa parte é nauseante, mas faz parte do contexto... mas acho que o pior de tudo mesmo, foi uma vez que uma mulher que estava ao meu lado com uma criança no colo sentiu-se mal e começou a vomitar, ela vomitou no bebê e lógico, em mim. Depois de me sujar ela virou a cabeça para o corredor e chamou o "Hugo" com vontade... Juro por Deus: nunca vi sair tanto macarrão cozido de dentro de uma pessoa! A impressão que dava é de que ela havia “engolido” meio quilo de massa sem mastigar! Affff... Tem pessoas que sobem no meio do caminho, algumas alcoolizadas e outras com um odor tão forte que parece que carregam um bicho morto debaixo do braço ou em outros lugares. Já houve ocasiões em que tivemos de descer do ônibus e andar até que o mesmo conseguisse subir a ladeira, isso debaixo de chuva forte em cima da cabeça e muito barro debaixo dos pés. Agora me pergunte o que acho disso... Acho tudo isso fantástico! Adoro as aventuras e essas deliciosas viagens que nunca se repetem. Eu me vejo como uma péssima companheira de viagem. Não gosto de bater papo, não faço perguntas e odeio se começam a me questionar sobre qualquer coisa. Pego meu travesseirinho, minha “coberta” se o ar estiver muito gelado e coloco meu mp3 no ouvido. Durmo o tempo todo e mesmo quando estou acordada fico com os olhos fechados. Se meu “companheiro” de viagem começa a querer conversar, peço desculpas, falo que estou morrendo de dor de cabeça e que acabei de tomar um remédio, se isso for pouco, finjo estar “morta”, e se nada disso resolver... falo francamente que não quero papo e quero dormir. Simples assim. Dia desses uma amiga me apresentou seu irmão e ele falou: Já viajamos duas vezes juntos, você não lembra? Olhei pra ele e falei: Não! Claro que se o Tiago Lacerda sentasse ao meu lado, eu até ensaiaria alguns minutos de prosa. Mas nada mais que minutos. E assim as minhas viagens NO centro da terra prosseguem. Ah... se você sentar ao meu lado em uma dessas ou de qualquer outra viagem, simplesmente me dê bom dia, boa tarde ou boa noite e me deixe viajar do jeito que eu gosto: Quietinha! Aliás, só existem dois momentos que as pessoas podem me ver caladinha: no ônibus e nas minhas caminhadas. Beijos da Feia que deseja uma linda semana pra você.
Se você também tem histórias legais sobre viagens, vem pra cá... conta pra mim e para os meus leitores. Você pode deixar nos comentários ou escrever para o meu email. ludeoliveira@uol.com.br ou lu2003_ap@hotmail.com

Nenhum comentário: