terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Nossas Escolhas


Eu conversava com a Zete, que, aliás, tem sido a minha coadjuvante nos textos, sobre os resultados das escolhas que fazemos. Eu falava pra ela que, somos responsáveis pelas nossas escolhas e pelos resultados que elas produzem. Às vezes ficamos com “pena” ao ver a situação em que se encontram determinadas pessoas, mas se pararmos para analisar o porquê dele ou dela estar naquela “roubada” verificamos que, seu sofrimento é fruto de algo pelo qual a própria pessoa optou. Fazemos coisas sem pensar, falamos sem refletir, damos passos maiores que nossas pernas, metemos os pés pelas mãos. Assim somos. Não conseguimos ser racionais o tempo todo. Por mais que sempre peçamos aos céus sabedoria para conduzir nossa vida, nem sempre conseguimos utilizá-la quando necessário. Eu sempre me predisponho a contar até dez, mas nem sempre chego ao final da contagem e quando vejo, lá fui eu, já fiz minha escolha e nem sempre ela é a mais acertada, mas dentro do possível, tenho tentando não correr tantos riscos, ou pelo menos não me colocar em situação de risco. Tenho visto amigos que tem caído em profundo sofrimento por fazer coisas sem refletir, por "dar passo em falso", por "trocar o certo pelo duvidoso". Depois da conversa com a Zete na copa, fiz uma viagem ao passado e lembrei-me de algumas decisões erradas que tomei e que me prejudicaram e me marcaram pra sempre. Algumas experiências foram proveitosas, pois me fizeram amadurecer e me mostraram a necessidade da prudência e da cautela. É assim... aprendemos com os erros. Aprendi que o que não mata, fortalece e no meu caso, ensina. Perdi emprego na adolescência, perdi amigos, perdi bens, mas também ganhei... Ganhei experiência. Experiência suficiente para estar escrevendo sobre o assunto e poder dizer que, é importante na vida uma dose de loucura, mas é importante também uma dose maior ainda de sanidade e de consciência para entender que, do nosso presente depende o nosso futuro. Eu por exemplo, não quero nem pensar em comprometer meu futuro com escolhas mal feitas, com escolhas que me garantam satisfação momentânea. Minha escolha está feita: Ser feliz com segurança.

Nenhum comentário: