terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma Certa Felicidade

Felicidade - Ideograma japonês
Hoje eu conversava com uma pessoa sobre felicidade. O comentário foi rápido e em determinado momento, quase falamos ao mesmo tempo que, felicidade não existe, o que existem são momentos felizes. Olho a felicidade como uma coisa tão subjetiva, tanto ou mais do a própria beleza. Às vezes, quando caminho ou corro nas proximidades das palafitas, fico horrorizada com a miséria, com a sujeira, com o cheiro e fico me perguntando: como as pessoas conseguem viver em uma situação assim? Mas eis que de repente, não mais que de repente, vejo crianças correndo, pessoas dançando, bebendo, conversando animadamente. Vejo que, um simples "radinho" se torna em algo esplendidamente animador, que carnes de segunda viram "deliciosos" churrascos e que bebidas "baratas" são sorvidas como se fossem whisky 12 anos. As roupas são simples, muitas vezes sujas e surradas. Vocês que estão lendo, perguntem-me se essas pessoas são felizes... Respondo antes mesmo que você termine a pergunta: São SIM! Têm a mesma preocupação de todos nós, contas, amores, saúde, desavenças com maridos, filhos, amigos... Conheço outras pessoas, inclusive do meu círculo de amizades que são privilegiadas financeiramente, que não se preocupam nunca com o que vão comer ou vestir e olha que isso não tem nada a ver com a passagem bíblica, mas são pessoas que não conseguem ser felizes. Procuram sempre a "felicidade absoluta e completa" em coisas grandiosas e acabam por não aproveitarem os “momentos de ser feliz” como fazem a maioria das pessoas que moram nas "passarelas". Não vou me estender, não preciso, embora esse tema seja fascinante! Mas te faço um convite: Olhe à sua volta agora mesmo: Tente analisar as pessoas que te rodeiam, tente pensar se elas estão felizes e depois, faça uma reflexão sobre você. Você está feliz? Tem conseguido buscar seus momentos de felicidade? Ou está correndo atrás de uma felicidade "eterna" que nunca vem? Para mim, neste exato momento, 01h28m, ser feliz está sendo escrever este texto, ouvindo uma deliciosa música da Vanessa da Mata. Juro: estou me sentindo extremamente feliz dentro da “solidão” abençoada da minha casa. Viu? Eu não disse que a felicidade é mesmo muito relativa? Beijos da Feia Feliz!
Olha que lindas músicas eu estou ouvindo... Ouça comigo!!

domingo, 28 de junho de 2009

"Não Consigo" e "Falta Pouco"

Hoje quando eu estava caminhando, muito rápido, depois de ter corrido meus 3 km diários, estive pensando nas palavras “não consigo” e “falta pouco”. Quando comecei a correr, há uns 3 meses, queria muito... muito correr. Nos primeiros dias, ficava tonta, ofegante, cansava fácil... Uma lástima. Um dia cheguei para uma amiga e disse “acho que não vou conseguir”, em outro dia, depois de ter dado duas voltas na praça do terminal, não sei precisar em distância, mas no tempo de 4 minutos eu pensei “não consigo”!! Fiquei muito triste, porque eu queria muito isso, inclusive falava para as pessoas que esse era meu objetivo. Como eu iria simplesmente desistir? Não desisti. Sou determinada e quando quero algo.. vou à luta. Continuei mesmo sabendo das dificuldades. E olha!!! Estou conseguindo. Estou correndo. EU ESTOU CORRENDOOOOOO.... ninguém pode imaginar o significado disso para mim. Quando estou quase chegando na Beira (centro comercial), faltando uns 500 mts eu começo a pensar e às vezes até mesmo a falar baixinho: falta pouco Lu.. falta pouco. Olho para trás o que já corri e olho para frente o que falta e constato que realmente falta pouco. E vou repetindo o “falta pouco” até chegar lá. Será que você que está lendo esse texto tem feito isso? Tem falado que falta pouco quando pensa em desistir dos seus sonhos? Será que você não está estagnado na fase do “não consigo”? Tem pessoas que diante da primeira dificuldade, fala que não vai conseguir e perde seus objetivos de foco. Experimente a partir de hoje, seja qual for o problema usar a minha técnica do “falta pouco”. Olhe para trás tudo que já passou e olhe para frente, sabendo que de uma maneira ou de outra você vai ter que chegar no fim da linha, seja correndo ou seja andando. Mais um detalhe: Quando estou correndo, me imagino em uma competição e na minha cabecinha de feia, imagino que as ruas estão repletas de gente gritando: vai Lú... Você consegue! E não é que tenho conseguido mesmo? Sendo assim: eu agora grito pra você: VAI LÁ..FORÇA..VOCÊ CONSEGUE...FALTA POUCO!!! Beijos da Feia e que sua semana seja repleta de troféus.

domingo, 21 de junho de 2009

Poesias Para a Alma

Quero começar a semana poeticamente bem... Vamos de Fernando Pessoa...
Vamos sonhando... Viajando nas palavras. Ai que adoro isso!!! Adoro saber que a poesia quando chegamos já estava aqui e que quando formos embora, ela continuará aqui.

Aqui... dentro do coração! Beijos lindos e que sua semana seja explendorosamente, escandalosamente maravilhosa!



Eu amo tudo o que foi,
Tudo o que já não é,
A dor que já me não dói,
A antiga e errônea fé,
O ontem que dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.

1931

********************
Chove. Que fiz eu da vida?
Fiz o que ela fez de mim...
De pensada, mal vivida...
Triste de quem é assim!


Numa angústia sem remédio
Tenho febre na alma, e, ao ser,
Tenho saudade, entre o tédio,
Só do que nunca quis ter...

Quem eu pudera ter sido,
Que é dele? Entre ódios pequenos
De mim, 'stou de mim partido.
Se ao menos chovesse menos!

1931

**********************

Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo.

1934

*********************
Tudo quanto penso,
Tudo quanto sou
É um deserto imenso
Onde nem eu estou.

Extensão parada
Sem nada a estar ali,
Areia peneirada
Vou dar-lhe a ferroada
Da vida que vivi.

[...]

1935

terça-feira, 16 de junho de 2009

Saudosismo ou Conformismo?

Recebi este texto muito gostoso, leve e saudável do meu amigo Sebastião Grégio. Fiz questão de compartilhar com você, afinal... devemos dividir as coisas boas da vida. O Grégio vive da educação e para a educação, ou seja, é um Herói Moderno. Lá no finalzinho da postagem, tem "fotinho" do Grégio com uma aluna do Coopem, colégio que ele dirige brilhantemente em Mirassol, inlcusive a aluna Emily, foi eleita Deputada Mirim por um dia, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Tem o link do COOPEM, link da matéria da Folha de Mirassol On Line e email do Grégio.

Querido... Agradeço por ter permitido a publicação na íntegra, saiba que, sempre que tiver delícias como essa, o espaço está garantido do Blog da Feia... *risos


“SAUDOSISMO OU CONFORMISMO?”
(Há muitas moradas na casa de meu PAI...)

Não sei como começar. As palavras se embaralham, mas o cérebro está em ebulição.
Só queria falar dos “tempos bons” da nossa juventude.
Não me lembro de adolescentes, ou era menino, moço ou homem formado.
Íamos todos à escola uniformizados, limpinhos, com nossos cadernos brochura, a cartilha, os lápis preto e coloridos, a caneta tinteiro e o embornau com lanche preparado pela mãe.
Os professores eram autoridades respeitadíssimas. Muitos davam aulas de terno e gravata.
Quem estudou no grupo escolar deve se lembrar bem. Os cuidados da mestra ou mestre em pegar na mão do aluno para ensinar-lhes as primeiras letras. E as revistas (inspeções) semanais de unhas e orelhas? Ai de quem as tivesse sujas. Muitas vezes levava-se uma reguada daquelas e ninguém morria por isso. Não havia ECA nem Conselho Tutelar para reclamar, mas os pais apoiavam a escola.
Hoje quem morreu foi a educação em todos os níveis. Professores agredidos e agressivos; bate-boca entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Falta de respeito, então...
Tempos bons aqueles em que podíamos freqüentar sem medo os bailinhos nos salões da cidade, as famosas matinês dançantes de domingo à tarde, os bailes e festas na roça, normalmente quando havia algum casamento.
Todos eram bem vindos. Dançava-se ao som da sanfona e do pandeiro, sob o olhar zeloso dos pais das moçoilas.
E os parques de diversões, com suas rodas gigantes, tiro ao alvo e pescaria?
Meu Deus como era gostoso freqüentá-los. O serviço de alto falantes tocando todos os tipos de música e sempre com algum recadinho ou mensagens de alguém, que terminavam em namoros ou grandes amizades. Tipo:
_ ... E agora ouviremos Cascatinha e Inhana com a música Índia. Música esta que o rapaz de camisa xadrez azul oferece para a moreninha de tranças e vestido rosa, com provas de muito amor e carinho.”
Como era bom ver a reação da mocinha para saber se seria correspondido ou não. O coração vinha à boca.
Respeito era palavra de ordem. O que o professor falava era regra e não exceção como hoje.
Cantávamos o hino nacional, sabíamos quais os símbolos da pátria. O presidente da República era “Vossa Excelência”. Os eleitores paulistas dividiam-se entre janistas e ademaristas...
Existiam críticas aos políticos, mas dentro de uma normalidade e não escancarada como nos dias atuais.
Professor era professor, aluno era aluno. Cada um sabia o seu lugar e o respeito ao diretor da escola era incontestável.
Escola era lugar de aprender.
A primeira professora era inesquecível. “Aprendi a ler e a escrever com dona Elza!”
Hoje o aluno, às vezes não sabe nem direito qual o seu professor, pois o mesmo vive correndo de escola em escola para sobreviver.
A vida hodierna virou uma correria estressante.
Se não pararmos para tomarmos medidas corretas e recolocarmos a educação de nossos jovens nos trilhos certos, perderemos os nossos jovens para sempre.

Fazer um paralelo entre o passado e o presente sei que é puro saudosismo, pois os tempos e os valores são outros.
Mas não dá para esquecer como era bom.
“Pamonha; bolo de milho; pé-de-moleque; paçoquinha; arroz doce; o grupo escolar; as brincadeiras de roda no terreiro de café; passar anel; Santo Antonio e São João; banhos no córrego, as cartilhas Sodré e Caminho Suave; a tabuada e as aulas de desenho; o avô escutando a Voz do Brasil (e ninguém atrapalhava); Jerônimo o herói do sertão; Balança, mas não cai (o Zé Trindade no rádio era impagável); o ditado e as composições sobre gravuras; as matinês no cinema com seus seriados imperdíveis; o “footing” na pracinha depois da missa...”
Mas hoje é muito melhor: TV a cabo; internet; lap top, apostilas; aulas virtuais; o bulliyng; as viagens; o shopping; MSN, Orkut...
Será?????????
Tem horas que acho que o professor Luiz tem razão quando diz: “deviam soltar umas bombas neste mundo e começar tudo de novo para ver se fica bom!”


Professor Sebastião Grégio - e-mail coopgregio@gmail.com

http://www.coopem-mirassol.com.br/

http://www.folhademirassol.com.br/modules/news/article.php?storyid=649


sexta-feira, 12 de junho de 2009

Coragem Para Ser Feliz


Às vezes na vida, mais que vontade, é necessário que se tenha uma generosa dose de coragem para ser feliz. Não raro, para se alcançar a felicidade tão almejada, temos que ousar e desafiar padrões enfrentando preconceitos e não raramente magoando pessoas. Não que a nossa felicidade esteja diretamente ligada à infelicidade de outros, mas às vezes temos que optar em sermos felizes ou simplesmente fazermos outras pessoas felizes. Precisamos, para ser felizes, abandonar de vez a preocupação número um das nossas vidas: o que os outros vão pensar? Deixamos de ser felizes, de viver, de amar, de nos apaixonar, simplesmente porque ficamos mais preocupados com os outros do que conosco mesmos. Tenho uma amiga que, de repente “jogou” para o alto um casamento de 20 anos e optou em ser simplesmente feliz. Um casamento que, segundo ela, era enfadonho e que sempre pairava nela a impressão de estar casada com um “nada”. As conversas eram monossilábicas, os diálogos vazios e os momentos juntos mais longos do casal, eram sempre para falar de assuntos relacionados aos interesses da casa e dos filhos. Hoje, minha amiga está só, não deixou o marido por ninguém. Deixou o marido por ela mesma. Optou em buscar a felicidade onde ela estivesse. Ela hoje vai com as amigas ao cinema, sai para dançar, vai ouvir música ao vivo ou simplesmente fica em casa “fazendo nada”, só que com uma diferença: fazendo nada SOZINHA, já que cansou de fazer nada ACOMPANHADA. Para tudo isso é preciso coragem. E não falo dessa coragem que teve minha amiga, falo da coragem de começar um curso novo sem se importar se a maioria dos seus colegas será adolescente, de ir a um restaurante só, sem pensar que as pessoas podem comentar: como é triste a pessoa que não tem companhia para um almoço. Coragem de ir ao cinema e sair sozinha e com os olhos inchados de tanto chorar, aliás, eu sempre fiz isso e com uma naturalidade assustadora, e coragem também para sair, entrar em uma boate ou danceteria sem a preocupação se vai ter par ou não para dançar, até porque, não sendo música lenta, todas as outras você pode fechar os olhos, abrir os braços e dançar sozinha. Mas o que nos falta mesmo é a bendita da coragem... E não falo só de você que está lendo... Incluo-me na lista como a CMA: Covarde Mor Assumida, mas calma lá, estou em constante processo evolutivo, portanto se amanhã você souber que passei no vestibular para curso completamente estranho, tipo: “Gastronomia com seres aquáticos criados em aquário”, ou me ver sentada comendo um acari assado, bem “pitiú”¹ lambuzando as mãos, como a maioria das pessoas daqui faz, pode ter certeza que, comecei a dar os meus primeiros passos rumo à felicidade. Beijos da Feia.

PS.: Ah... Já ia esquecendo... O ex marido da minha amiga está muito feliz também, aliás, ele já tinha uma namorada há anos e o que não tinha era coragem de romper com minha amiga e ir ser feliz com a outra. Hoje ele e minha amiga são amigos e ele eternamente grato por ela ter sido a corajosa da história.

1 - Pitiú – palavra do vocabulário regional, de origem indígena, usada para designar odor forte.

domingo, 7 de junho de 2009

O Homem da Boca Rota


Conheço uma figura que não existe... aliás... existe sim e infelizmente, igual a ela, existem aos montes por aí. Uma pessoa homem que, tem coragem de falar o nome das mulheres com quem já ficou, leia-se transou. Isso mesmo... Podre ao ponto de dizer: Aquela? Já! Aquela outra? Já! Nossa... Vamos avaliar a situação: A pessoa não tem um mínimo de respeito à figura da mulher e o que fiquei pensando é... como pode uma mulher, sabendo que o homem é desse jeito ter coragem de se entregar a ele? E não me venha falar que é amor, não... porque se assim fosse, ele estaria com qualquer uma delas. Certamente, a maioria são desavisadas. Penso que, quando o homem faz esse tipo de comentários, certamente não pensa nele e muito menos nelas. Não olha a mulher como um ser humano, mas simplesmente como um “depósito de líquido” expressão usada por um colega meu. Não vejo o mínimo sentimento em uma pessoa com esse detestável hábito, ou melhor, mal hábito. Nós mulheres, lutamos e trabalhamos muito para adquirir o respeito dos homens e daí, chega uma pessoa que, se achando o último biscoito recheado do pacote ou a última coca cola do deserto, coloca as mulheres em uma posição tão degradante e humilhante. O HOMEM DE VERDADE é gentil, carinhoso, educado e discreto. O verdadeiro homem, aquele que as mulheres querem ter ao seu lado para sempre, ou... na sua cama por minutos é educado ao ponto de respeitá-la e não falar com quem fez e o que fez nas quatro paredes. Se o homem gosta de ser assim, deveria procurar apenas aquelas mulheres que tem o sexo como profissão, porque assim ele poderia falar seus nomes, o que fez e quanto pagou, sabendo que ainda assim, estaria sendo totalmente indelicado, porque até as profissionais do sexo, merecem o respeito de qualquer homem de bem. Quando o homem age dessa maneira, mostra que, por mais que o ser humano evolua, muitos não conseguem alcançar esse movimento evolutivo e ficam para trás. Pessoas assim crescem na vida profissional, estudam, adquirem conhecimentos relevantes, mas não conseguem ter a mente elevada e o coração puro e digno. Só posso dizer que, sinto muito pelas coitadas das mulheres que, sem saber dessa “qualidade” do cidadão caíram na sua cama, se "lambuzando nojentamente" com alguém tão repugnante e que, se isso fosse comigo e depois eu descobrisse que a “criatura” era assim, iria tomar 500 banhos com água sanitária misturada com ácido muriático e pedir desculpas ao meu “corpitcho” por tê-lo entregue a qualquer um, sem olhar antes seu “currículo de inescrupuloso". Mas, na verdade, sinto principalmente por ele, porque acredito piamente nas leis que regem o universo, principalmente na máxima que: o que fazemos nos retorna e a volta é triste, porque ao fazermos mal para dez pessoas, uma de cada vez, receberemos o mal na mesma proporção, ou seja, na grandeza do mal e na quantidade de pessoas que atingimos. Entendeu? Eu sei que sim. Então é isso. Essa é a postagem do dia de hoje e tem uma dica: se você é mulher, reveja com quem se deita, tente analisar para quem você entrega momentos valiosos de prazer e se você é homem, seja HOMEM DE VERDADE, preservando a identidade das suas parceiras.


Beijo Lindo da Feia.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Tentando Melhorar o Blog

Atendendo ao meu "filhotão" Rodrigo, mudei a foto! *risos*

Então... devido aos amigos, não amigos, "inimigos" (risos) e afins que estão acessando mais vezes... estou fazendo algumas mudanças por aqui para que o espaço da "Feia" fique mais bonito... Como sou "meio" virgem nisso, aliás... existe "meio virgem"??? Deve ser igual a "meio grávida", "meio Viado"... enfim... estou aprendendo a mudar o layout e as configurações... ainda quero colocar um contador de acesso, mas ainda não encontrei nenhum que queira funcionar em Blog de Feia...(risos), mas fique a vontade, no mais tardar segunda que vem, espero estar com ele melhorzinho.

Beijo da Feia.



Ah... gostaria muito que você ouvisse essas músicas! Pode ouvir sem medo que eu tenho certeza que se você tem bom gosto, como eu acredito que tem, você vai amar... (mids, é só dar um click)



Fernanda Takay, canção do grande Chico Buarque


Com açúcar com afeto






Eduardo Dusek

Nem tanto tempo assim







E a grande verdade... TUDO VIRA BOSTA



Que delícia de canção... reflexiva mas bem humorada, características da grande Rita.






Delicie-se com a letra...

Tudo Vira Bosta Rita Lee

Composição: Moacyr Franco e Rita Lee

O ovo frito, o caviar e o cozido
A buchada e o cabrito
O cinzento e o colorido
A ditadura e o oprimido
O prometido e não cumprido
E o programa do partido
Tudo vira bosta...

O vinho branco, a cachaça, o chope escuro
O herói e o dedo-duro
O grafite lá no muro
Seu cartão e seu seguro
Quem cobrou ou pagou juro
Meu passado e meu futuro
Tudo vira bosta...

(Refrão)
Um dia depois
Não me vire as costas
Salvemos nós dois
Tudo vira bosta...

Filé 'minhão', 'champinhão', 'Don Perrinhão'
Salsichão, arroz, feijão
Mulçumano e cristão
A Mercedes e o Fuscão
A patroa do patrão
Meu salário e meu tesão
Tudo vira bosta...

O pão-de-ló, brevidade da vovó
O fondue, o mocotó
Pavaroti, Xororó
Minha Eguinha Pocotó
Ninguém vai escapar do pó
Sua boca e seu loló
Tudo vira bosta...

(Refrão 2x)

A rabada, o tutu, o frango assado
O jiló e o quiabo
Prostituta e deputado
A virtude e o pecado
Esse governo e o passado
Vai você que eu 'tô cansado'
Tudo vira bosta...

(Refrão 2x)