terça-feira, 28 de abril de 2009

A subjetividade da beleza

Quando lembramos de Vinícius de Moraes http://www.viniciusdemoraes.com.br/ falando que a beleza é fundamental, talvez nunca entenderemos o que o poeta queria dizer na realidade. Vinícius era inteligente, culto, bem informado e intelectualizado e, penso eu, não apreciaria uma mulher com quem não pudesse conversar. Temos exemplos de rainhas que eram tidas como "feias", temos feias que se destacaram como exemplo de coragem e inteligência a tal ponto, que se tornaram desejadas e disputadas por homens ricos e considerados "bonitos". Quando eu era bem jovenzinha, muitas vezes via rapazes lindíssimos com mulheres "feias" e nas nossas rodinhas, o comentário era se, ela havia feito "feitiço" para ter aquele homem... com o passar dos anos, também tive na minha vida homens lindos e que, imagino, algumas mocinhas se perguntavam: mas o que ele faz com ela?? Muita gente me pergunta o porque do nome Feia,Pobre&Burra, não tenho muito como explicar, sempre questionei muito as coisas impostas pela sociedade, como normas de comportamento, padrões, convenções, etc... nunca aceitei e não aceito rótulos para mim e para a minha vida. Hoje, mais madura, estou mais conscientizada ainda de que, a beleza é algo fundamental sim, mas fundamental para mim, para aquilo que eu acho belo. Olho muito para dentro de mim e me acho linda! Pena que não posso me virar do lado avesso... *risos*


Mesmo com a polêmica poesia sobre a beleza, Vinícius é o meu poeta preferido.




sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fonte inspiradora: Fila do Banco do Brasil.

Me senti assim........

É incrível o que acontece ou pode acontecer quando estamos na fila do banco. Teremos uma fonte de inspiração se observarmos os diversos tipos juntos. Tão iguais e tão diferentes... Hoje eu estava no Banco do Brasil da cidade onde moro, Laranjal do Jari e um senhor, derepente, caiu com uma crise de ataque de epilepsia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Epilepsia , a atendente, grávida, quase desmaiou de susto! O homem se debatendo no chão! Corre-corre, grita-grita, liga-liga. Alguém conseguiu ligar para o Corpo de Bombeiros e a resposta: Não temos viatura para atender o chamado: está quebrada! Talvez tenha dito isso até com naturalidade, sabe-se lá... O "pobre" debateu-se até melhorar por conta própria. O banco não tinha um kit de primeiros socorros e nem ajudou o "coitado", que teve que ir ao hospital andando!!! Incrível a força do brasileiro desta região. Incrível também a tolerância! Ninguém falou nada... eu até ensaiei alguns comentários tentando "acordar" os presentes, mas como os meus "lamentos" não foram alimentados, morreram como "coxixos". Velhos, crianças, mulheres e eu! Todos na fila! Uma mãe com um bebê no colo suspirava. O bebê... chorava, "reinava" e "reclamava" insistentemente, ou seja, fazia exatamente o que eu queria fazer. Apesar que, se fosse fazer isso desde que cheguei o banco, às 9 horas e, considerando que saí de lá quase meio dia, certamente, agora, estaria rouca de tanto gritar e possivelmente desidratada com tantas lágrimas que teria vertido. Mas fiquei ali: Quietinha!
Esperando caladinha!
Quem me viu e quem me vê!
Gostaria mesmo de, naaquela hora, ter mais papel e poder descrever minuciosamente cada paciente ser da fila. Perdi a oportunidade e sinceramente, espero não ter outra igual... porque ficar em uma fila, ou esperando atendimento por mais de duas horas, ninguém mereçe.
Nem mesmo uma Feia, Pobre & Burra!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Fim de Semana Chegando...

Explosão da vida - essa tela eu pintei em 2007.


Ontem foi um dia daqueles... O Barbudo foi diplomado, tomou posse hoje. Vamos ver o que vai dar, espero que daqui alguns meses eu possa entrar aqui e falar coisas boas, mas até lá, o mehlhor é esperar. Hoje foi o aniversário do Josivaldo, foi legal, fiz uma torta de chocolate, recheio e cobertura de ganache. Estamos completamente abarrotados de trabalho, eu então... nem se fale, até porque sou a única que gerencia 3 numerações, ou seja, 30% de tudo que entra no Juizado é meu... Belê! Sou suficientemente forte pra dar conta de tudo...huahuahuaaa.... Estou muito feliz comigo mesma, me propus a começar a correr e estou conseguindo. Estou determinada mesmo a terminar o ano correndo 10 quilômetros e quiça...vestindo um modelito manequim 42...sei que isso já é muita pretensão, mas... querer é poder! Hoje está sendo um dia bom, apesar da correria, consegui produzir bastante e isso, eu considero uma coisa boa. Esse final de semana acho que vou fazer umas reflexões sobre algumas posturas que tenho adotado...acho que está mais que na hora de fazer algumas pequenas mudanças. Tenho feito algumas coisinhas que não são muito legais e que, acredito que devo rever. Esse final de semana quero trabalhar um bocadinho...beber um bocadinho... assistir muitos filmes.. e descansar um bocadinho também!

terça-feira, 14 de abril de 2009

A um ausente - Carlos Drumond de Andrade

Essa tela é minha... "Verde e Sangue"

Tenho razão de sentir saudade, tenho razão de te acusar. Houve um pacto implícito que rompeste e sem te despedires foste embora. Detonaste o pacto. Detonaste a vida geral, a comum aquiescência de viver e explorar os rumos de obscuridade sem prazo sem consulta sem provocação até o limite das folhas caídas na hora de cair.Antecipaste a hora. Teu ponteiro enloqueceu, enloquecendo nossas horas. Que poderias ter feito de mais grave do que o ato sem continuação, o ato em si, o ato que não ousamos nem sabemos ousar porque depois dele não há nada? Tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas, simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais que eram sempre certeza e segurança. Sim, tenho saudades. Sim, acuso-te porque fizeste o não previsto nas leis da amizade e da natureza nem nos deixaste sequer o direito de indagar porque o fizeste, porque te foste.

Que feia que sou

Olha Aretusa.. pra você dizer que não te escuto, viu? *risos*

E que coisa feia que fiz... deixei de atualizar meu Blog... pode???



Pois é, tenho muitas coisas pra contar, as férias, a morte da Bebel (minha cachorrinha) a chegada da Rosinha (filha da Bebel), a compra do carro novo, aliás... preciso ainda escolher o nome pra ele... tem tantas coisas que eu quero e preciso falar... das minhas tristesas, das minhas alegrias, das minhas angústias...(e eu tenho isso???)... Pois é, infelizmente fiquei fora das atualizações, mas a culpa não é só do TJAP que não estava dando condições do acesso, a culpa é minha mesmo, porque eu acessei de casa, nas férias da casa da minha mãe e nem assim tive a lembrança de entrar aqui e colocar em dia as notícias... Coisa de marinheira de primeira viagem, mas eu vou tentar me vigiar e atualizar com mais frequência.

Carta ao meu querido tamanco velho.

Espíritos - 2007 - Releitura dos símbolos Maracá / Cunani - Lu de Oliveira
Trouxe de um outro blog que tenho... resolvi colocar aqui também, afinal... amava meu tamanquinho e acho que ele merece ser "visto" no Blog da Feia também!

Olá meu querido tamanco, você lembra quando comprei você há quase três anos? Quando te vi, imediatamente me apaixonei pelo seu jeitinho... Preto, fechado, salto alto, estilo plataforma: você era perfeito para o que eu precisava: Andar no Jarí em tempos de chuva. Mas não foi só isso que aconteceu, você se tornou meu grande companheiro, aonde eu ia, você ia junto e... nos tornamos inseparáveis e tenho que reconhecer: você é o melhor, podia estar chovendo o quanto fosse, lagoas e lagoas de água e você não permitia que meu pé ficasse molhado.Quero te pedir perdão pelas vezes que levei alguma sandália “assanhada” na sacola e ao chegar no trabalho te deixei de lado, na verdade eu queria que você descansasse, afinal, você não “largava” mais do meu pé.Um dia desses estava te olhando, meu Deus, você está descolado, pensei que só eu estivesse com sérios problemas.Não saímos mais... eu em casa... você no seu cantinho... mas não se preocupe meu querido, que da mesma maneira que te esqueci, também fui esquecida por muitos.Mas eu prometo solenemente que irei te levar ao sapateiro, vão te colar, polir... você vai ficar perfeito e ainda por cima... brilhante, sabe, também estou sob os cuidados do “Grande Sapateiro” do universo e creio que vou ficar inteira, já fui costurada e remendada... e sinceramente espero ficar como você e o mais importante: espero que juntos possamos passar muito tempo juntos, quero te levar passear, trabalhar e claro... andar naqueles dias chuvosos do Jarí.
Beijo meu querido e até lá.

Feias também tiram férias!

Olha a galera aí... na Ilha do Valadres, eu a Andrea, o Paulo, a Cláudia e o marquinhos.
E não é que tiram mesmo! Pois é...fiquei ausente alguns dias porque estava curtindo maravilhosas férias. Nossa como eu curti... Curitiba, Belo Horizonte, Paranaguá, Serra do Mar, Praia de Leste... e não é que dei um rolé até na Ilha do Valadares...! Então...revi minhas grandes amigas, alguns amigos... e principalmente...recebi muito amor e carinho da minha família. Ah.. como é bom ser amada! Fiquei muito feliz em encontrar os meus amados com saúde, meu irmão bem sucedido, conhecer duas sobrinhas netas. Fui ao teatro, assisti shows, fiz passeios turísticos, visitei a feirinha mais de uma vez, em Belô, também dei uma pequena passeada. Curtimos muito sol, mar e uma deliciosa vagabundagem na praia. Eu e os meninos, Paulo e Marcos, passamos deliciosos momentos juntos e acredito até, que as férias serviram para nos aproximar um pouco. O Paulo às vezes me parece meio distante de mim e nós dias em que estivemos por lá, ficamos mais tempo pertinho. Simplesmente amei cada minuto que passei por lá. Eita vida boa...rsrsrsrsrs