terça-feira, 30 de setembro de 2008

Versos

Puro Fogo - 2006 - Lu de Oliveira
Hoje estava passeando por entre as poesias e lembrei-me dos versos de Augusto dos Anjos, não por acaso, pensei na falsidade que nos cerca, nas pessoas que nos afagam e quando menos esperamos, nos apunhalam...


Rejeito tal beijo... declino desses afagos! E a única coisa que posso fazer é pedir ao Criador que mantenha afastadas de mim tais pessoas. Não quero essas amizades, prefiro ser só, prefiro não ir à festas, não estar em reuniões, não ser lembrada, que já é pedir demais, porque sempre somos lembrados pelo que deixamos de fazer, ou se nos destacamos. Somos lembrados mais por pessoas invejosas, do que por pessoas que dizem serem nossos amigos. E por incrível que pareça, os "amigos" nunca nos defendem quando somos massacrados pelas línguas ferinas... Quantas e quantas vezes já fui elogiada por alguém e depois fiquei sabendo que essa mesma pessoa me criticou no exato ponto em que me elogiou. Se fôssemos levar em conta as maldades do ser humano, dificilmente viveríamos momentos felizes... seríamos um poço de amargura e depressão. Tenho meus dias de "poço", por que?? Porque é difícil entender que a mesma mão que afaga é a que apedreja!








Versos Íntimos






Vês! Ninguém assistiu ao formidável


Enterro de tua última quimera.


Somente a Ingratidão - esta pantera -


Foi tua companheira inseparável!




Acostuma-te à lama que te espera!


O Homem, que, nesta terra miserável,


Mora, entre feras, sente inevitável


Necessidade de também ser fera.




Toma um fósforo. Acende teu cigarro!


O beijo, amigo, é a véspera do escarro,


A mão que afaga é a mesma que apedreja.




Se a alguém causa inda pena a tua chaga,


Apedreja essa mão vil que te afaga,


Escarra nessa boca que te beija!




Augusto dos Anjos

Mulheres do topo da árvore

Menina do Cunani - Fiz essa obra para a Expofeira 2007 a convite do Sebrae - Parte do projeto de resgate cultural do Governo do Estado do Amapá.
Comemorando os cem anos de Machado de Assis... aproveito para afirmar que, eu sempre me considerei uma mulher do topo da árvore... nem sempre fui feliz por pensar assim, mas hoje, tenho a plena consciência que optei em ser a fruta certa, do momento certo e o melhor... apreciada por homens certos!


Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de Junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de Setembro de 1908), escritor carioca, brasileiro. Considerado o pai do realismo no Brasil, escreveu Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e vários livros de contos, entre eles, Papéis Avulsos, no qual se encontra o conto O Alienista, no qual discute a loucura. Também escreveu poesia e foi um ativo crítico literário, além de ser um dos criadores da crônica no país. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras. [Biografia]

Mulheres do topo da Árvore


As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos. Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim, as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados... Elas têm que esperar um pouco mais para o homem certo chegar... aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.

Mulheres do topo da árvore.

Minha primeira vez...

Todas as cores: Olhos - 2005 - Lu de Oliveira
Digo a mim mesma: Seja bem vinda! Ontem estava vendo o Jô e quem estava lá? O Washington Olivetto! Estava lançando um livro, que fala daquela campanha do soutien da Valisere, lembra? "A primeira vez a gente nunca esquece", assim estou eu... é a minha primeira vez!! É a primeira vez que, depois de ter decidido, tomo a iniciativa de fazer um Blog, eu estava precisando... Quase não tenho com quem conversar, vivo rodeada por pessoas que me detestam ... (adoro esses melodramas) e acho que está mais que na hora de começar a contar coisas que eu fiz (nada do que tenha que me envergonhar), coisas que estou fazendo e coisas que pretendo fazer. Tenho histórias incríveis das minhas viagens e aventuras, e espero, finalmente contá-las aqui... Sei que meus netos futuramente vão adorar ler isso aqui e quem sabe até digam: "Caraca!!! Minha avó era muito doida"... Espero ter longos papos comigo mesma... colocar aqui as poesias que amo e que me mandam. Espero ser um pouquinho mais feliz a partir de hoje.
Ai... me adoro assim: bem exagerada!